A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) investiu nos últimos três anos R$ 178 milhões em projetos de inovação. No total, foram 108 projetos de 28 instituições tecnológicas credenciadas.Na última terça-feira (10/5), a empresa completou três anos de existência. Pelo modelo de negócios compartilhado, a Embrapii divide investimentos em pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) com companhias privadas, nacionais e estrangeiras.
Criada em 2013, a Embrapii tem a missão de viabilizar soluções para desenvolvimento industrial, por meio da geração, adaptação e transferência de conhecimentos e tecnologias, em benefício da sociedade.
A ideia surgiu em 2007 a partir de um estudo da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), encomendado pela Sociedade Brasileira de Física, que apontava a criação de uma Empresa Brasileira de Ciência e Tecnologia Industrial. Em 2013, o governo federal, com o apoio da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), ligados à indústria, criou a Embrapii. No mesmo ano, foi firmado o contrato de gestão com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e com o Ministério da Educação (MEC) no valor total de R$ 1,5 bilhão.
Para o diretor-presidente da Embrapii, Jorge Guimarães, a Embrapii é a realização de um sonho da comunidade científica. “Ela chega para resolver uma lacuna entre pesquisa e necessidades da indústria, que precisa de inovação e conhecimento para aumentar sua competitividade”, observa. “Ainda temos um longo caminho para chegarmos aos níveis adequados de investimentos em inovação, mas certamente estamos fazendo bem a nossa parte.”
As informações são do site It Forum 365