Empreender no Brasil não é tarefa fácil! Transformar um sonho em negócio lucrativo é difícil em qualquer parte do mundo, mas aqui, o desafio dobra de volume, com a burocracia e a carga tributária que minam qualquer ação empreendedora. Apesar de tudo, a taxa total de empreendedorismo no Brasil atingiu, no ano passado, o maior índice de todos os tempos. Em dez anos, saltou de 23% para 34,5%. De acordo com a nova pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), realizada no Brasil pelo Sebrae e pelo Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP), três em cada dez brasileiros possuem uma empresa ou estão envolvidos com a criação de um negócio próprio. Se comparado ao Brics, o Brasil tem a maior taxa de empreendedorismo. Está a oito pontos percentuais à frente da China, que possui uma taxa de 26,7%, a Índia tem uma taxa de empreendedorismo de 10,2%, a África do Sul de 9,6% e a Rússia de 8,6%.
Exemplo disso é trazido pela Editora Évora com o livro “Diário de um empreendedor” de Marcel Malczewsky que transformou um trabalho de conclusão de curso de Universidade, num dos maiores cases de sucesso do empreendedorismo brasileiro, ao fundar ao lado de Wolney.Betiol, a Bematech, empresa fundada na década que abrange hoje, software e equipamentos para sistemas de varejo e hospitalar.
Marcel mistura a sua vida de empreendedor com a da fundação da empresa e pontua cada página do livro com uma lição para qualquer empreendedor do Brasil, que apesar de tudo ainda pensa em investir no País. Relata os tempos de adolescente empreendedor e frisa, em cada capitulo, os desafios e percalços para se tornar um empreendedor. Tudo que está no livro é fruto de apontamentos feitos durante toda a carreira de empreendedor, empresário, consultor, palestrante e autor Marcel Malczewsky . “Da mesma forma que coloco quando faço palestras a públicos interessados em empreender ou em melhorar o desenvolvimento de seu empreendimento, meu principal objetivo aqui é estimular o empreendedorismo de forma que tenhamos mais iniciativas de sucesso, criando negócios saudáveis, éticos, responsáveis e relevantes” – relata ele em “Diário de um empreendedor”.
Marcel traz as dificuldades do começo, a necessidade de se ter uma boa ideia e um plano de negócios objetivo, o fluxo de caixa, o planejamento estratégico, as parcerias, as startups de tecnologia, busca por investimentos, ideias inovadoras e as vendas. E ressalta que todo empreendedor precisa ser persistente e ter muita energia, pois há muitas dificuldades no início do negócio, essa é a regra universal. Basta ler a trajetória de pessoas como Bill Gates, Steve Jobs e até Thomas Edison. Todos passaram por percalços. A energia do empreendedor cresce quando ele enxerga claramente o seu objetivo e, com o tempo, tende a diminuir, mas ao final, o autor é muito claro e afirma com todas as letras: “Empreender vale a pena”.
Fonte: Portal de Seguros