Quando um profissional está sem emprego, ou melhor, entre empregos, é necessário conhecer algumas das principais estratégias para conseguir emprego mais rápido. Dessa maneira, as dívidas não irão mais acumular e o trabalhador vai evitar problemas financeiros decorrentes do desemprego.
5 estratégias para conseguir emprego rápido
1. Palavras e frases estratégicas
Ao usar determinadas palavras e frases em seu currículo ou durante a entrevista de emprego, você terá melhores condições de chamar a atenção do empregador. Por exemplo: em vez de falar que foi demitido, fale sobre incompatibilidade de ideias, que você tinha outras aspirações e que a negociação foi feita desta maneira para que ambos não se prejudicassem.
As frases estratégicas também incluem os momentos em que você precisa demonstrar a sua vontade de conquistar a vaga em questão. Sendo assim, ressalte que você está preparado para trabalhar na empresa e mostre que seu interesse não é meramente financeiro, dizendo que você deseja fazer parte da construção da história do empreendimento, como se fosse mais um membro da família.
2. Postura de vencedor
No lugar de parecer um derrotado, com os ombros caídos e o olhar sempre no chão, levante o queixo, olhe nos olhos do entrevistador e mantenha a coluna ereta durante a entrevista, controlando-se para não demonstrar seu nervosismo, como por meio de tremeliques nas pernas.
Quanto menos ansioso você parecer, melhor será a probabilidade de cativar o empregador em potencial, que não pensará que você está parado há bastante tempo quando você se comportar de maneira segura, transparecendo uma confiança que faz toda a diferença para conseguir um emprego rapidamente.
3. Técnicas de PNL
A PNL, Programação Neurolinguística, é um conjunto de estratégias para o desenvolvimento pessoal e profissional, com base no princípio de que a linguagem, em associação com corpo e mente, serve para que você perceba o mundo à sua maneira. Trata-se de uma forma de aprimorar a condução do comportamento individual, afetando positivamente o retorno.
No caso de uma entrevista de emprego, comece a se preparar antes mesmo do contato com o entrevistador, imaginando que você sairá se sentindo satisfeito da entrevista, relembrando seus momentos de sucesso anteriores e estudando o local, a empresa e a vaga. Durante a entrevista, tente agir de maneira como o recrutador, por exemplo, se ele usar uma linguagem bem informal, não há motivo para você manter uma fachada muito formal. Além disso, foque em soluções e relate suas experiências positivas em outros empregos ou em cursos.
4. Momento certo para enviar o currículo
Há alguns horários e dias que devem ser priorizados na hora do envio de currículos. Por exemplo: opte pelo meio ou pelo começo da semana, pois se você enviar seu CV lá por quinta ou sexta-feira, dificilmente ele se destacará, pois ficará junto com muitos outros e-mails que foram enviados no fim de semana (inclusive spam). Já em relação aos horários, dê preferência ao começo do dia, para que o seu e-mail seja uma das primeiras coisas que o recrutador vai ver. Ao enviar o currículo no fim do dia, a chance de que o empregador esteja cansado e nem dê a atenção merecida ao seu CV é maior.
5. Boa relação com empregadores anteriores
Tente manter uma boa relação com seus antigos chefes, para preservar uma imagem profissional que vai te ajudar na entrevista. Lembre que há o risco de o novo empregador querer entrar em contato com o antigo chefe ou ler alguma recomendação deste, o que não acontecerá se você estiver com a reputação prejudicada devido a atitudes que você tomou antes, durante ou depois de sair do emprego anterior.
Siga as estratégias acima e garanta uma vaga no mercado com muito mais agilidade.