Boas práticas ao selecionar um fornecedor e Sistema ERP é contratar um consultor externo que tenha experiência na implementação de soluções de TI em empresas com perfil semelhante. É capaz de prever muitas situações e eventos, além de ajudar a determinar o orçamento.
Um cliente que não tem conhecimento e experiência na implementação de sistemas ERP pode não ter consciência da necessidade de se munir de equipamentos, infraestruturas adequadas, substituição de computadores, etc. projetos de implementação entre empresas similares.
Outra boa prática é buscar opiniões de organizações que já passaram pela fase de implementação. Principalmente aqueles que têm boas e más experiências, pois isso permitirá ganhar maior consciência e assim evitar problemas e reduzir riscos durante a implementação do projeto.
Dificuldades ocorrem em praticamente todos eles, mas é bom estar preparado para elas – para antecipá-las e planear soluções para limitar consequências indesejáveis. Ao estar preparado para possíveis problemas, você pode preparar um orçamento e uma reserva de tempo adequados.
Do ponto de vista do fornecedor, vale a pena planejar o projeto não para 100% de aproveitamento, mas para 70-80% da capacidade e recursos. A reserva garante segurança em caso de imprevistos ou necessidade de realização de trabalhos adicionais.