Para obter um bom resultado na instalação elétrica é importante contar com cabos e fios de qualidade e que possuam certificação. Adquirir produtos sem estes requisitos pode levar a um superaquecimento, curtos circuitos e até incêndios.
Apesar do número de produtos de baixa qualidade ter diminuído nos últimos anos, sua presença ainda é grande no mercado. Segundo a Associação Brasileira pela Qualidade dos Fios e Cabos Elétricos (Qualifio), em 2014 62% das marcas pesquisadas estavam não conformes, ou seja, não estavam de acordo com as normas. Já em 2015 este número caiu para 39%.
O gerente comercial da Reymaster, distribuidora de materiais elétricos com sede em Curitiba (PR), Luciano Ferreira, orienta os consumidores a verificar a procedência dos produtos e suas especificações no momento da compra.
Atenção à embalagem
Fios e cabos devem conter em sua embalagem o selo INMETRO, nome e CNPJ do fabricante. “É importante verificar o nome e o CNPJ do fabricante no site da certificadora (www.inmetro.gov.br). Há embalagens que trazem o selo INMETRO falsificado”, alerta Luciano.
De acordo com o levantamento da Qualifio, a conformidade é recorrente na maioria das vezes em marcas certificadas. Na pesquisa realizada em 2015 de 96 marcas testadas, 68 eram certificadas e destas 42 estavam conformes. As outras 28 marcas testadas não possuíam certificação e destas 25 estavam não conformes, ou seja, 89%.
O peso dos cabos conta muito
Há produtos que possuem quantidade menor do metal cobre no fio condutor. “Os fios e cabos são feitos de metal cobre. Há fabricantes que usam uma quantidade menor deste componente do que o exigido pela norma. Isso é crime e coloca a instalação elétrica em perigo”, explica Luciano Ferreira.
Segundo o especialista, os fios com menos cobre terão diâmetro menor se comparado com outros produtos corretos, o que facilita na identificação de um produto não conforme. Ou ao segurar a embalagem padrão para a maioria das bitolas, o consumidor verificará que ele tem um peso menor em relação aos produtos corretos.
Procure um distribuidor confiável
Se ainda houver dúvidas, é importante procurar distribuidores comprometidos com o cliente e que possam auxiliar na escolha do melhor produto. “A chance de comprar um produto não conforme em uma loja séria reduz significativamente. Haverá ainda a orientação do corpo técnico que será decisiva para a compra”, afirma Ferreira.
O gerente explica que a Reymaster Materiais Elétricos é um exemplo neste setor, sinônimo de confiança no mercado elétrico, pois trabalha com marcas conceituadas e que possuem todas as certificações exigidas. A empresa distribui principalmente fios e cabos Phelps e Corfio, para aplicações diversas como indústria, comércio, prestação de serviços, residencial, etc.
“Estamos há 30 anos no mercado e ofertamos cabos com certificação e aprovação pertinentes aos órgãos regulamentadores do setor. Além disso, nossos promotores técnicos proporcionam atendimento especializado, orientando os clientes em todas as suas dúvidas”, finaliza Luciano Ferreira.
As informações são do site Metalica