Por: Graziele Oliveira
SÃO PAULO – A agência de classificação de risco Fitch rebaixou o rating de longo prazo em moeda estrangeira e moeda local da Usiminas (USIM3, USIM5). A nota estrangeira foi de BBB- para BB +, enquanto o o rating nacional passou de AA+(bra) AA (bra) de ‘AA + (bra), com perspectiva estável para ambos.
“Os fundamentos de crédito da Usiminas começaram a se enfraquecer em 2008, como resultado dos custos de produção crescentes, da pressão de preços e de um ciclo de grandes investimentos. Estes fatores resultaram em uma mudança estrutural no perfil de crédito da empresa longe dos fortes níveis históricos” decretou o analista da agência Jay Djemal.
Segundo ele, embora a empresa tenha adotado medidas de redução dos custos e de reorganização estrutural, a Fitch não prevê um retorno ao bom perfil de crédito da histórico no curto/médio prazo. No entanto, é exatamente devido à esses medidas, e à expectativa de sucesso delas, que a perspectiva de estabilidade foi mantida.
“A recuperação rentabilidade é esperada através de uma combinação de preços mais elevados, um melhor mix de produtos, os custos de matéria-prima menor, o aumento do aço e dos volumes de minério de ferro e uma taxa de câmbio mais favorável”, conclui Djemal.