O frete muito caro é um dos principais motivos de abandono de compras pela internet, segundo especialistas. Preço baixo e prazo curto de entrega de um produto atraem clientes para lojas virtuais, mas não são os únicos fatores considerados na hora de o consumidor finalizar a compra.
“A empresa precisa oferecer preço, prazo e frete de maneira atrativa. Se o frete estiver um pouco alto, mas o custo dos demais compensar, o cliente pode até fechar o negócio. Mas o valor do frete pesa muito na decisão”, diz Mario Fernandes, sócio da Mobly, empresa de e-commerce de móveis e artigos de decoração.
Mas oferecer frete grátis também cria riscos. “Cada empresário deve avaliar o seu negócio para ver onde é possível reduzir os gastos”, afirma Leandro Batista, sócio da Axado, empresa de gestão de frete.
Confira as dicas dos especialistas:
Faça promoções
Realize ações direcionadas a regiões onde há maior concentração de clientes, oferecendo frete grátis para esses locais, por exemplo.
Estimule o mínimo de compras
Segundo Fernandes, estabelecer um valor ou quantidade mínima de peças para compra possibilita a oferta de frete mais barato ou, até, grátis.
Rede de distribuição
Trabalhe com mais de uma transportadora. Cada uma tem a sua especialidade de entrega: produtos leves, pesados ou categoria específica. Isso pode baratear custos. Também use empresas com entrega rápida, que atendam regiões onde há mais clientes e outras distantes, com menos consumidores, diz Batista.
Negocie com fornecedores
Ao negociar preço com fornecedores, é possível cortar custos em uma ponta para compensar o gasto na outra, diminuindo o valor do frete, por exemplo.
Frete grátis
Antes de oferecer frete grátis, o empresário precisa saber quanto está disposto a reduzir na margem de lucro. Também deve negociar com a transportadora para diminuir o custo da entrega. Afinal, ela deverá ter um volume maior de trabalho com a promoção.
Preço, prazo e frete
Quando o custo do frete é similar aos dos demais sites, o que vai pesar na decisão do cliente na hora de comprar é o preço do produto e o prazo de entrega.
Por isso, é importante que os três itens estejam bastante afinados.
Software eficiente
É preciso ter um software de gestão que controle toda a logística. Se o sistema não lê as informações corretamente, o frete pode ficar mais caro que o produto. Tenha um um especialista analisando isso o tempo todo.
Uma caixa de tamanho 10x10x10 pode ser cadastrada como 100x100x100, e o frete será muito alto, e ninguém vai querer comprar o produto, diz Batista.
Outro erro é o CEP não ser reconhecido no sistema. O valor não é calculado, e o cliente não compra.
Abandono do carrinho
O preço baixo de um produto é o que mais atrai o cliente para o site, principalmente quando ele compara os valores em um buscador. No entanto, o abandono de carrinho ocorre, grande parte das vezes, quando o cliente não concorda com o custo do frete.
Neste caso, identifique qual região registra o maior índice de desistências e faça um ação direcionada para a redução de frete.
Fonte: UOL