Poeira, umidade, produtos químicos, altas temperaturas, vibração, impacto e interferências eletromagnéticas são características comuns em ambientes industriais. Com a intensificação do uso de automação e de Tecnologia da Informação no chão de fábrica – dentro do conceito de indústria 4.0 -, essas características podem acarretar problemas às redes de comunicação instaladas nesses ambientes, prejudicando a transmissão de dados.
Com o objetivo de evitar esses problemas, a Furukawa desenvolveu uma linha de produtos específica para ambientes industriais que atende à instalação de pontos de redes sob condições adversas. “Os produtos da Solução Industrial Furukawa possuem características técnicas diferenciadas que os torna indicados para aplicações em diversas áreas, como siderurgia, óleo e gás, metrô, entre outras”, afirma a engenheira de Aplicações Mariana Pauli Balan. “A instalação de um cabeamento adequado a esse tipo de ambiente crítico permite eliminar problemas como oxidação, fadiga e vibração, que são causados por poeira, umidade e danos aos contatos, por exemplo, tornando a solução 100% confiável e segura”, explica.
Mariana destaca que a Solução Industrial Furukawa já está de acordo com os requisitos estabelecidos na nova norma ABNT 16521, publicada recentemente pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) – que trata especificamente de cabeamento estruturado para ambientes industriais. Os produtos dessa linha apresentam, entre outros diferenciais, índice de proteção até o grau IP67, o que significa que oferecem proteção total contra poeira, jatos fortes de água e imersão temporária (até 30 minutos). Os cabos metálicos possuem capas com características destinadas a suportar aplicações em ambientes com alta abrasividade, elevadas temperaturas e presença de óleos e graxas, por exemplo.
Além disso, a Solução Industrial Furukawa inclui produtos ópticos – como DIOs, cordões IP67 e outros acessórios – e produtos blindados – como patch panel, patch cords e outros -, recomendados para ambientes sujeitos a interferências eletromagnéticas. “As interferências causadas por máquinas industriais com fontes indutivas, lâmpadas fluorescentes ou fontes com elevadas tensões podem prejudicar a transmissão de dados sobre cabos de cobre. Nesses casos, recomenda-se o uso de produtos ópticos, pois são imunes a interferência eletromagnética, ou produtos blindados, com uma infraestrutura de instalação adequada”, acrescenta Mariana.
Sobre a Furukawa
Pertencente ao grupo japonês Furukawa Electric, é fabricante de soluções completas para infraestrutura de redes de Comunicação e Energia, com unidades industriais em Curitiba/PR, Sorocaba/SP e Santa Rita de Sapucaí/MG. A empresa também possui fábricas de cabos ópticos em Berazategui, na Argentina, e em Palmira, na Colômbia.
As informações são da Assessoria de Imprensa