Existem vários fatores que fazem a gestão interina cada vez mais popular em organizações que necessitam melhorar seu resultado de maneira rápida e eficaz, sem que para isso precisem contratar profissionais de alto nível em definitivo. Esses fatores são caracterizados por uma “proposta de valor” que os gestores interinos oferecem aos seus clientes.
Alguns fatores são típicos da proposta de valor de gestão interina, tais como:
1 Retorno sobre o investimento. Gestores interinos agregam valor utilizando suas habilidades e competências para ajudar a entregar um resultado, solução, serviço ou mitigar riscos, que proporciona um “retorno sobre o investimento” significativo e rápido para um cliente. Em geral entre 6 meses e 1 ano.
2 Rapidez na contratação e execução. Gestores interinos podem começar a atuar rapidamente. A empresa deixa de gastar semanas ou meses com seleção, contratação e treinamento, o que é essencial quando limitações de tempo são fundamentais. Por causa de sua experiência e conhecimento, os gestores interinos realizam tarefas de forma eficaz e com velocidade.
3. Expertise. Gestores interinos tipicamente operam em um nível sênior da organização do cliente, sendo muitas vezes, de forma sensata e planejada, sobre qualificados para os papéis que assumem. Eles muitas vezes trazem habilidades e conhecimentos para resolver um problema ou lacuna de competências específicas. Sua experiência e conhecimentos lhes permite ser produtivo e ter um impacto perceptível desde o início.
4. Objetividade. Livres das políticas ou cultura da empresa, gestores interinos trabalham com suas próprias perspectivas e são capazes de se concentrar no que é melhor para o negócio. Sendo independentes, que são capazes de contribuir honestamente sem constituir uma ameaça para a equipa de gestão em exercício. Por não fazer parte de uma prestadora de serviços eles não são pressionados para prolongar desnecessariamente o contrato.
5 Responsabilidade. Ao invés de assumir um papel meramente consultivo, gestores interinos são os gestores que irão assumir a responsabilidade, mesmo que limitada, e gerenciar um negócio ou projeto até seu resultado estipulado.
6 Eficácia. Atuando próximo ao nível do conselho das empresas, os gerentes interinos usam da autoridade e credibilidade para efetuar a mudanças significativas ou de transição dentro de uma empresa. Eles agregam valor para a organização do cliente com sua experiência e abordagem, mesmo quando o trabalho e as decisões a serem tomadas forem difíceis.
7 Compromisso. Gestores interinos manter elevados padrões profissionais, porque o seu trabalho futuro depende de referências e um histórico de sucesso. Portanto, eles têm uma participação no sucesso dos trabalhos que eles realizam.
8 Economia. O Gestor Interino trabalha como profissional pessoa jurídica de Sociedade Uniprofissional, sem vínculo empregatício, encargos sociais e verbas rescisórias, tendo amparo da legislação para tanto.tanto.