O Google voltou ao topo da lista de marcas mais valiosas do mundo. Com uma alta de 24%, a gigante das buscas chegou ao valor de US$ 109,5 bilhões, segundo estudo da britânica Brand Finance.
A empresa já esteve no topo da lista em 2011, mas perdeu o posto para a Apple desde então, disputando o segundo lugar com a Samsung. “Talvez seja apropriado que a companhia que permite que as maiores marcas do mundo atinjam seus consumidores e criem suas marcas, tenha, ela própria, se tornado a mais valiosa”, analisou a Brand Finance, em relatório publicado pelo Valor.
De acordo com o relatório, uma série de fatores resultaram na troca de posições dos primeiros lugares da lista. Entre eles, a alta de 20% na receita do Google graças ao setor de publicidade e a queda nas vendas dos produtos Apple em 2016, que perdeu mais de um quarto de seu valor de marca, que hoje é de US$ 107,2 bilhões.
A Amazon também foi beneficiada com o prejuízo da Apple. Com uma valorização de 53%, a empresa passou de US$ 69,6 bilhões para US$ 106,4 bilhões, assumindo o segundo lugar na lista.
Completando a lista das 10 empresas mais valiosas estão: AT&T, Microsoft, Samsung, Verizon, Walmart, Facebook e o banco chinês ICBC. As tradicionais Coca-Cola, Nike e Nestlé perderam posições e hoje aparecem na 27ª, 28ª e 61ª posições. Juntas, as 500 empresas mais valiosas do mudam valem US$ 5,34 trilhões.
Ainda segundo a Brand Finance, pela primeira vez os bancos chineses assumiram a liderança na lista das marcas de bancos mais valiosas do mundo. Ao todo, eles respondem por 24% do valor total das marcas do setor, superando os americanos (23%).
As informações são do site Administradores