Os métodos de manufatura enxuta são conhecidos por seus benefícios na redução de desperdícios e no aumento da estabilidade dos processos de produção. A crescente competitividade das empresas e as mudanças dinâmicas que ocorrem tanto na economia como na sociedade exigem que as empresas procurem constantemente formas de acompanhar os tempos e a tecnologia modernos. Apoiados em vários métodos e práticas, os pressupostos da filosofia Lean são um dos métodos mais frequentemente escolhidos para otimizar o trabalho das empresas industriais.
Manufatura enxuta na empresa
O que é manufatura enxuta e que benefícios isso pode trazer para os negócios? Graças às regras de bom senso e às ferramentas simples mas eficazes para a sua aplicação, o conceito de manufatura enxuta permite aumentar os lucros com o uso ideal dos recursos disponíveis e o mínimo de energia necessária. As suas origens remontam à década de 1940, altura em que foram lançadas as suas bases: Sistema Toyota de Produção (TPS).
A TPS presumiu que o objetivo principal da preocupação deveria ser maximizar o valor do cliente e, ao mesmo tempo, eliminar o desperdício. Sucesso internacional, excelentes resultados e expansão dinâmica da empresa automotiva japonesa contribuíram para popularizar o conceito de produção “emagrecedora”.
O termo “manufatura enxuta” foi usado pela primeira vez há mais de três décadas por John Krafcik em sua publicação O Triunfo do Sistema de Produção Enxuta, que até hoje resulta na implementação de métodos e sistemas chamados manufatura enxuta para “emagrecer” a organização em muitos níveis.
Perder peso nas empresas com a implementação da manufatura enxuta
A implementação da manufatura enxuta reduz o esforço humano, o espaço de produção, o investimento em ferramentas, bem como o trabalho e o tempo de engenharia. Alcançar os objetivos traçados pelo conceito lean só é possível com o envolvimento de todos os colaboradores no processo contínuo de melhoria e eliminação de desperdícios amplamente compreendidos.
Desperdício no conceito de manufatura enxuta
O fenômeno do desperdício na filosofia lean merece atenção especial. Seu conceito inclui muito mais fatores do que apenas os materiais utilizados na produção. Pode dizer respeito a questões óbvias, como sobreprodução, tráfego ou transporte desnecessário, ou inventários acumulados, mas também diz respeito a esperas, processamento excessivo, defeitos ou potencial não utilizado dos funcionários.
Como a abordagem enxuta difere da compreensão tradicional de produção?
O conceito de produção enxuta difere da produção baseada em pressupostos tradicionais em vários aspectos importantes. O fluxo contínuo se opõe à produção em grandes lotes. Os estoques são reduzidos radicalmente e todos os colaboradores são envolvidos em processos que melhoram a produção.
Implementação e ferramentas simples de manufatura enxuta em empresas de manufatura
Conforme mencionado no início, o conceito de manufatura enxuta fornece ferramentas simples que podem ajudar a tornar uma empresa “mais enxuta”. Emagrecimento, o que leva à otimização de suas atividades e gerando assim maior lucro. Além disso, as ferramentas e sistemas incluídos no indústria 4.0 complementam-se com metodologia Lean em uma empresa de manufatura. Básico ferramentas de manufatura enxuta esse:
- Mapeamento do fluxo de valor (VSM), que envolve a verificação do fluxo de materiais e informações tanto durante a produção quanto no processo de entrega do produto ao cliente.
- 5S (triagem, sistemática, limpeza, padronização e autodisciplina), uma ferramenta que permite criar um local de trabalho bem organizado e ordenado.
- Manutenção integral (TPM), graças à qual cada pessoa empregada na empresa poderá utilizar livremente as ferramentas necessárias ao trabalho.
- Eliminação de erros e erros. A filosofia de eliminação de erros baseia-se na suposição de que os processos, e não as pessoas, são responsáveis pelos erros.
Confira outros populares tendências de produção que vai te manter atualizado e te ajudar a otimizar ainda mais os processos da sua empresa!