SAP é a sigla em alemão para um sistema integrado de gestão utilizado mundialmente por milhares de empresas pelo seu rígido e confiável controle de informações resultando que, em média, 8 em cada 10 grandes empresas no mundo utilizam este sistema.
Um sistema integrado que suporte os principais processos de uma empresa pode ser Muito Complexo dependendo do ramo de atividade e tamanho da empresa. Integrar cada atividade de um processo de maneira coordenada é trabalho minucioso e qualquer detalhe esquecido pode prejudicar o processo todo.
Sempre ouvi falar sobre implementação do SAP e dos traumas que podem causar nas empresas, como por exemplo parar o faturamento no primeiro dia de funcionamento, não conseguir pagar fornecedores, não conseguir movimentar materiais, etc.
Isso com certeza nos preocupou bastante e tentamos fazer um trabalho de pesquisa, visitando outras empresas que já haviam implementado o SAP e tentamos aprender com os erros e acertos de cada um.
Entendemos que vários motivos de sucesso ou fracasso na implementação, não apenas do próprio SAP mas de outros sistemas também, estavam bastante relacionados a PESSOAS e outros tantos relacionados a PROCESSOS.
Decisões como designar para função de Key-user pessoas com experiência no negócio, ou seja, quanto mais experiente nas atividades da empresa melhor para a celeridade do projeto e minimização dos possíveis erros.
Sendo pessoas experientes e essenciais nas suas áreas era claro que seria difícil suprir sua falta e fomos em busca de profissionais também capacitados para virem para empresa na forma de contrato temporário de trabalho, meses antes de começar o projeto para poderem entender a rotina da empresa
Foi muito importante também ter o patrocinador do projeto alguém da alta gerência da empresa e que fosse presente no projeto a ponto de definir a solução ideal de imediato ou trazer os envolvidos de maneira rápida e eficaz deve ser levado a sério, a alta gerencia deve participar ativamente das reuniões de Steering Committee
Concluímos o projeto com sucesso e percebemos algo que já acreditávamos ser importante no início. O sistema pode ser o mesmo em vários sentidos para qualquer empresa mas o que realmente faz diferença numa implementação de sistemas é o time de profissionais ser competente, experiente e acreditar no projeto.
Abraços,