Apesar de poder ser consumida de graça, a água é um produto que movimenta mais de 10 bilhões de reais ao ano no Brasil. Os números da “indústria da água” são impressionantes, como mostra o Mundo S/A, da GloboNews. O mercado cresce 20% ao ano e tem lançado novidades para conquistar um consumidor cada vez mais preocupado com a saúde.
Maria Prata visitou a líder de mercado no Brasil, a Minalba, e mostra como é a estratégia de liderança da gigante para se manter na dianteira e sua nova aposta numa água “premium”. Confira também a decisão de uma outra empresa tradicional, a Lindoya, em diversificar a produção, lançando a primeira marca de água termal do país – a água mineral que é vendida como dermocosmético.
Em Londres, a correspondente Ana Carolina Abar foi conhecer o departamento de águas de uma famosa loja de departamentos, a Selfridges, que resolveu suspender a compra de marcas de água envasadas em garrafas PET e revela novos comportamentos do consumidor.
A Platina, uma das águas minerais de maior prestígio na história do Brasil, fechou uma parceria com o Grande Hotel São Pedro e tornou-se o único fornecedor de água do hotel-escola do Senac, em Águas de São Pedro, no interior de São Paulo. Essa parceria é estratégica para a Platina, que pretende ser líder no mercado de alta gastronomia e luxo, comercializando seus produtos nos melhores restaurantes, hotéis, spas, bares e clubes.
No restaurante do hotel, será servida a embalagem de 310 ml da água (natural e com gás), que é envasada em garrafas de vidro produzidas pela Owens Illinois (O-I). A garrafa de vidro é uma embalagem resistente e sustentável, que evita a interação do produto com materiais químicos e pode ser reciclada infinitas vezes.
A embalagem produzida pela Owens Illinois foi inspirada no prédio original da fonte Platina, construído em 1935. A garrafa apresenta uma forma clássica e possui como elemento marcante o relevo criativo e diferenciado que caracteriza a decoração do edifício. O ombro da garrafa foi desenvolvido em estilo levemente arredondado na parte superior, com entrances que fazem referência a uma coroa, cujo objetivo é destacar a nobreza da água. Já o rótulo da embalagem lembra as raízes da Platina, trazendo a imagem do casarão onde a empresa começou.
“A Owens Illinois optou por manter toda a tradição da origem da fonte Platina e adicionar um visual clean, elegante e sofisticado, para destacar a qualidade deste produto, que foi reposicionado para entrar no mercado de água premium, ainda pouco desenvolvido no Brasil”, destaca Daniel Amaral, gerente de Marketing e Inovação da O-I.
Além dos diferenciais de formato, dois outros elementos que compõem o seu valor e distinção são a tampa longa de alumínio e a rotulagem incorporada na própria garrafa, sem a utilização convencional de papel ou películas plásticas. A garrafa exclusiva foi criada em parceria com a agência de design Seragini e recebeu dois importantes reconhecimentos em 2015, o prêmio Grandes Cases de Embalagem e o prêmio ABRE, da Embalagem Brasileira.
“O objetivo da Platina é estabelecer o mais elevado padrão dentre as águas brasileiras, por isso, queríamos uma embalagem elegante e sofisticada que refletisse as características de leveza e equilíbrio do nosso produto”, afirmou Walter Monici, diretor Comercial e Industrial da Platina.
Fonte: Globo.News e Investimentos e Notícias