As mais recentes inovações em sustentabilidade empresarial e as que ainda estão em fase de pesquisa e testes para serem implantadas nos próximos anos são temas centrais de uma série de debates inéditos no setor mineral realizados nesta quarta-feira(19) no World Mining Congress (WMC 2016). A organização da 24ª edição do Congresso está a cargo do Instituto Brasileiro de Mineração – IBRAM.
Entre os destaques da programação voltada para a sustentabilidade no setor estão os painéis “A parceria para o desenvolvimento e o futuro da mineração”, com presença do sócio da Clareo e colaborador Sênior da Kellogg Innovation Network (EUA), Kulvir Singh Gill, e “Mineração e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” com a participação do Conselheiro de Política Global de Indústrias Extrativas do PNUD, em Nova York, Casper Sonesson.
No evento, o Hoje em Dia está distribuindo aos participantes exemplares da edição desta quarta-feira em português e inglês. Os visitantes podem contemplar exposição de empresas ligadas ao setor e inovações tecnológicas.
Segundo Kulvir Singh Gill, os recursos minerais são finitos. “É fundamental pensar de forma sustentável quando o assunto é mineração e o WMC proporcionará uma excelente oportunidade para compartilhar novos conhecimentos e discutir os avanços científicos relacionados à temática. É necessário considerar o contexto global no qual as mineradoras operam. E nada melhor do que trazer diversos players do setor para refletir e compreender o cenário global e a forma como a sociedade está inserida na mineração. Neste painel iremos explorar as dimensões sociais, econômicas e ambientais que são vitais para o a atividade minerária. Precisamos pensar de forma com que as empresas possibilitem uma distribuição igualitária de benefícios para todos os envolvidos ”, avalia.
Para o Diretor de Assuntos Ambientais do IBRAM, Rinaldo Mancin, a sustentabilidade na mineração empresarial ao longo das próximas décadas já está em discussão e o WMC é prova de que ela é sempre uma importante pauta nos principais debates do setor. “As temáticas que mais exigem atenção dos executivos e investidores internacionais são a inovação e o aperfeiçoamento constante das práticas sustentáveis aplicadas tanto à produção quanto aos demais processos industriais”, afirma. Para ele, a inovação e a sustentabilidade são fundamentais para o desenvolvimento de qualquer segmento da atividade minerária moderna. Com o tema “Mineração no Mundo em Inovação”, a 24ª edição do WMC reúne espaços para apresentação de trabalhos técnicos, congresso, e exposição.
As informações são do Jornal Hoje em Dia