Uma empresa de manufatura orientada para o desenvolvimento busca a melhoria contínua dos processos. Existem muitos programas e sistemas no mercado que auxiliam no desempenho das tarefas diárias, ou seja: coordenar os níveis de estoque, garantir pontualidade e cronograma de produção e gerenciar o parque de máquinas.
Graças a eles, a empresa é gerida de forma eficaz ao nível do planeamento de todos os seus recursos. Além disso, o fluxo eficiente de informações tem um impacto positivo na otimização dos processos e é a base absoluta para a implementação do chamado Indústria 4.0. Tais sistemas que apoiam as empresas incluem, entre outros: ERP e MRP/MES. Verificar, O sistema ERP pode ser integrado com MES e MRP?
Sistemas ERP e MRP – características
ERP (Planejamento de Recursos Empresariais) É um sistema de TI que oferece suporte aos recursos da empresa. Permite a implementação de funções gerenciais em todas as áreas funcionais da empresa, como produção e vendas. Este software é usado para gerenciamento empresarial abrangente.
O planejamento de recursos abrange o controle e o gerenciamento dos recursos e processos mais importantes em praticamente todas as áreas de operações de uma empresa. O ERP suporta, entre outros: finanças, contabilidade, armazém, recursos humanos, abastecimentos, etc. Sistema ERP para produção se destaca por trabalhar em um banco de dados.
Graças a isso, as informações inseridas em uma área do sistema ficam automaticamente disponíveis para outros usuários. Um exemplo seriam os dados comerciais que são imediatamente visíveis para o gestor de produção, para o departamento de contabilidade e para o armazém.
O ERP foi projetado para coletar as informações necessárias para tornar o trabalho de produção o mais eficiente possível e ao mesmo tempo garantir a redução de custos. A principal característica do ERP moderno é a sua usabilidade. O funcionário recebe apenas funções e módulos utilizados no trabalho diário. Uma interface de usuário conveniente e intuitiva também é fundamental.
Um dos sistemas ERP mais populares é Comarch ERP XL, cuja principal vantagem é a sua estrutura modular flexível. Este sistema também está disponível no modelo SaaS (Software as a Service) via acesso remoto à Internet.
Os módulos disponíveis suportam, entre outros: produção, gestão de armazéns, finanças e contabilidade, controlo de qualidade, processos e circulação de documentos, relatórios e análises. Estes módulos são selecionados individualmente à natureza específica da operação da empresa, ou seja, são adaptados à forma como a empresa opera.
MRP, ou seja, Planejamento de Requisitos de Materiais
Traduzido literalmente, MRP significa planejamento de demanda de materiais. É o primeiro sistema de gestão integrado que é um conjunto de processos que permite o planejamento das necessidades materiais com base em dados sobre:
- Estrutura do produto,
- Níveis de estoque,
- pedidos em andamento,
- Plano de produção.
Os métodos MRP baseiam-se em software informático especial, que permite um controlo eficaz dos tipos, quantidades e datas de produção. Além disso, controlam os estoques e são responsáveis por reabastecê-los. A principal tarefa do MRP é controlar o processo de produção na empresa.
Para que esta ação seja possível, devem ser inseridas no sistema informações sobre produção planejada, pedidos aceitos ou volume de vendas. Em seguida, é planejada a entrega dos materiais necessários e a produção dos elementos individuais, graças aos quais receberemos o produto final. As fontes de informação do MRP são:
- MPS (Programa do Plano Diretor), ou seja, um cronograma de produção contendo quantidades e datas de produção,
- BOM (lista de materiais), que significa uma lista de materiais necessários para produzir um produto específico,
- nível de estoque.
Sistema ERP e MRP – quais as diferenças?
ERP e MRP são os dois tipos mais comuns de sistemas que visam implementar mudanças positivas em uma empresa de manufatura. Então, quais são as diferenças entre um sistema ERP e MRP? O objetivo do ERP é principalmente permitir o gerenciamento eficaz dos recursos empresariais.
A tarefa é integrar o fluxo de dados em toda a empresa para encurtar ao máximo seu caminho e obter uma forma uniforme. A funcionalidade exata, é claro, depende das necessidades da empresa e da variante do sistema ERP que a empresa escolher. As soluções mais avançadas permitem funcionalidades adicionais, ou seja, cooperação direta com o programa de contabilidade, departamento de RH, departamento de vendas.
O principal objetivo do ERP é aumentar a eficiência da produção e, ao mesmo tempo, minimizar custos. O sistema MRP é uma solução destinada a processos típicos de produção e gestão de materiais. O software inclui principalmente módulos que permitem gestão de produção eficaz, máquinas e armazém.
Uma das principais tarefas do MRP é manter a reserva de produtos semiacabados o mais baixa possível, assumindo que não podem faltar para completar a tarefa planeada. É claro que o sistema MRP é semelhante ao ERP em muitos aspectos, mas seu escopo de funcionalidade é geralmente reduzido a uma especialização. O sistema ERP na produção é, portanto, usado para planejar os recursos de produção, e o MRP facilita o planejamento da gestão de materiais.
Vantagens do ERP para produção
Os benefícios da implantação de um sistema ERP dependem das características de determinado empreendimento e da finalidade de sua implantação. Os recursos mais importantes são:
- Poupa tempo – o tempo necessário para processar pedidos e reposição de estoque é reduzido. A preparação dos relatórios é muito mais rápida e a documentação em si pode ser reduzida em até 90%.
- Planejamento estratégico – O ERP ajuda as empresas a tomar decisões importantes que influenciam o seu desenvolvimento. Pode destacar áreas onde melhorias são necessárias. Este é o benefício de reduzir custos trabalhistas e operacionais. Processos de negócios mais eficientes também reduzem os custos de gerenciamento. O controle financeiro reduz ainda mais o risco geral do negócio.
- Melhoria e controle de qualidade – o sistema permite pesquisar facilmente dados sobre preferências do cliente, histórico de pedidos e contatos do cliente, o que tem um impacto positivo no atendimento ao cliente.
- Acesso mais rápido à informação – o sistema encontrará rapidamente informações importantes sobre pedidos, custos, tempo de inatividade e localização das mercadorias no armazém. Graças a isso, as decisões na empresa serão tomadas com mais rapidez e precisão.
- Automação e padronização de procedimentos – procedimentos ordenados e uniformes eliminam o risco de ameaças legais ou contábeis.
- Otimização dos processos de produção – evita paradas nas linhas de produção e evita perdas relacionadas.
Quais são os benefícios de implementar um sistema MRP?
A utilização de sistemas MRP também traz muitos benefícios que no longo prazo aumentarão a produtividade e garantirão um maior nível de eficiência na empresa. As principais vantagens incluem:
- Gestão de estoque, ou seja, cadeia de suprimentos ideal – este é um dos principais fatores que faz com que os fabricantes optem por esta solução. O MRP pode operar como um sistema independente com funções que incluem: controle de estoque, movimentos de armazém, rastreamento de lotes e remessas. Otimiza os níveis de estoque, o que reduz custos. Além disso, fornece informações contínuas sobre qual matéria-prima é necessária e em que quantidade. Isso reduz o número de pedidos não atendidos devido à escassez de materiais e peças.
- Planejamento e compra de materiais – este sistema permite acompanhar as etapas de produção e a disponibilidade de materiais enquanto controla o cronograma de produção. Isto também permite estabelecer compromissos realistas e reduzir os tempos de espera do produto e da entrega. Nesse caso, também há redução de custos com a redução de funcionários que lidam com a aquisição de materiais.
- Menor tempo de processamento de pedidos – reduzir o tempo necessário para concluir um único pedido aumenta as receitas de vendas.