MUMBAI – A unidade de luxo Jaguar Land Rover, da Tata Motors, resolveu postergar seus planos de construir uma fábrica no Brasil, citando incertezas globais e “problemas econômicos” no país como motivos.
“Não há clareza em termos de políticas no Brasil neste momento”, comentou à Dow Jones o presidente-executivo da Land Rover, Ralf Speth. Em janeiro, a subsidiária da indiana afirmou que estava considerando construir uma unidade de montagem brasileira, para se expandir em mercados emergentes.
A estratégia faz parte de um movimento global de montadoras. Tentando fugir da baixa demanda nos Estados Unidos e na Europa, as alemãs Daimler e Volkswagen, por exemplo, estão buscando esses países.
No entanto, um declínio na atividade industrial por conta da fraca procura internacional, combinado à desvalorização do real, fez com que empresas no Brasil ficassem mais cautelosas.
Também ligou o sinal amarelo a inadimplência no setor automotivo, que levou bancos a reduzirem suas linhas de crédito a consumidores. Perto de 70% de todos os carros vendidos no país são comprados com empréstimos — por isso a redução de financiamentos vem mitigando a demanda.
A Land Rover, comprada pela Tata em 2008, afirma que, apesar das incertezas, o Brasil continua como uma das “opções-chave” para se montar uma fábrica. “Nossos planos estão prontos e sabemos exatamente onde queremos a fábrica”, disse Speth.
No entanto, a companhia teme tomar decisões apressadas ou “ir rápido demais” na questão de expansão das suas linhas de montagem. Entre os planos está a construção de uma planta semelhante na China, em parceria com a Chery.
(Dow Jones Newswires)