A palavra Kaizen tem origem japonesa e significa “melhoria contínua”, o que pode ser levado para o ambiente de trabalho, família e vida pessoal. Na indústria, tem o mesmo significa e se refere ao aprimoramento diário e constante, com o objetivo de aumentar a produtividade. O Kaisen quando aplicado na indústria também busca eliminar os processos desnecessários, bem como o desperdício de tempo, de matéria prima, etc.
Quando aplicado com magnificência, o Kaizen consegue melhorar a produtividade e, por consequência, a qualidade do produto final, sem que isso acarrete gastos, podendo mesmo haver o uso mínimo de investimento. Para tanto, o Kaizen é uma metodologia que conta com as seguintes características:
– os trabalhadores desenvolvem suas atividades melhorando-as sempre, através de redução de custos e usando alternativas inovadoras;
– o trabalho coletivo prevalece sobre o individual;
– o funcionário é reconhecido como elemento de grande importância da organização;
– o trabalhador é estimulado a direcionar a sua atividade para as metas do grupo;
Para chegar a esse resultado, o Kaizen também faz uso de outras inovações da gestão japonesa:
– controle da qualidade total e gestão da qualidade total;
– just in time;
– kanban;
– zero defeito;
– círculos de qualidade;
– sistemas de sugestões;
– manutenção preventiva total;
– orientação para o consumidor;
– automação;
– disciplina no local de trabalho;
– atividades em grupos pequenos;
– relações cooperativas entre administração e mão de obra;
– melhoria da produtividade;
– desenvolvimento de novos produtos.
Para que serve o Kaizen
Os processos de melhoria contínua que integram a metodologia Kaizen servem para oferecer à indústria que a emprega uma série de vantagens, entre eles, as principais são:
– análise de valor;
– eliminação de desperdícios;
– padronização;
– melhor uso da força de trabalho;
– facilidade na implantação do sistema just in time.
A melhoria contínua também serve para envolver todos os colaboradores de uma indústria ou organização para que juntos busquem o aperfeiçoamento dos produtos e processos, o que por consequência, resulta na qualidade final do produto e satisfação do cliente.
Como surgiu o Kaizen
A metodologia Kaizen se desenvolveu durante a Segunda Guerra Mundial, momento em que o Japão saiu do conflito com imensos problemas econômicos e, junto a isso, as leis trabalhistas da época incentivaram melhores condições aos trabalhadores. Na ocasião, sindicatos de categorias diversas lutavam por acordos onde os trabalhadores tivessem acesso a bônus e salários melhores.
Esse pano de fundo foi essencial para que o governo do país começasse um programa de estudos na área da Administração Clássica, que tinha como mentor o famoso engenheiro de origem francesa, Jules Henri Fayol. Entre as suas ideias, destacava-se a de aprimoramento constante, o Kaizen, que se baseava na filosofia de vida oriental.
Os nove mandamentos do Kaizen:
1. Todo desperdício deve ser eliminado.
2. Todos os trabalhadores devem se envolver no processo de melhoria.
3. O aumento da produtividade deve ser baseado em ações que não demandem investimento financeiro alto, eliminando gastos excessivos em tecnologias e consultores.
4. É viável dentro de qualquer local ou empresa, em qualquer parte do mundo.
5. As melhorias obtidas devem ser divulgadas, para que exista uma comunicação transparente.
6. As ações devem ser focadas no local de maior necessidade, onde se cria realmente valor, ou seja, o chão de fábrica.
7. Seu objetivo único é a melhoria dos processos.
8. Prioriza a melhoria das pessoas, através de orientação pessoal para a qualidade, trabalho em equipe, cultivo da sabedoria, autodisciplina e prática de sugestões individuais ou de grupo.
9. Aprende-se na prática.
Leia também:
– O que é FMEA
– O que é Kanban
– O que é o APQP
Exemplos de aplicação do Sistema Kaizen
A aplicação do Kaizen é ampla, podendo ser tanto na administração, como no grupo ou nas pessoas. No caso do Kaizen para o Grupo, um exemplo é o sistema PDCA (Plan-Do-Check-Action), que tem como meta tornar ágil a execução dos projetos e processos. Já o Kaizen para Administração tem como elemento principal o papel do Gerente, que deve se dedicar 50% do tempo no aperfeiçoamento de sua equipe. Enquanto isso, o Kaizen com foco nas pessoas deve envolver todos e para isso é preciso ser dinâmico.
Vídeo Sistema Kaizen
Por Fábio Henrique e Vivian Fiorio
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Muito bom o artigo. Obrigado