A empresa De Amorim, que atua no ramo da construção pesada, desenvolveu uma série de testes e análises de desgaste de lâminas das pás carregadeiras CAT 938 em sua operação de mineração, localizada no Município de Mandirituba/PR, e utilizou o aço de alta resistência Hardox 500, fabricado pela siderúrgica SSAB, como forma de economia e para ganhar mais produtividade. A empresa Ferro Extra, centro de serviços especializado no fornecimento de soluções de desgaste, forneceu as peças fabricadas em Hardox, gerando benefícios como aumento da vida útil; menor custo e redução no tempo de máquina parada e na mão de obra: quase três paradas a menos por máquina.
“As laminas fabricadas em Hardox 500 geraram um aumento de 680 para 1.600 horas trabalhadas (mais de 230% de aumento); redução de custo por hora; redução na mão de obra (quase três trocas de lâminas normais a menos para substituir) e redução na hora de máquina parada em manutenção para troca de lâminas”, diz Renan Camargo, responsável por suprimentos e manutenção da De Amorim.
O material utilizado antes à substituição pelo aço Hardox 500 era aço fundido e a mudança não acarretou nenhuma alteração no projeto – a nova peça é idêntica às anteriores. “A empresa recebeu a solução pronta, com o mesmo desenho das peças originais e das obtidas de reposição. Não foi preciso qualquer tipo de adaptação para a instalação”, diz Gregório Vargas, gerente de projetos da Ferro Extra.
A Ferro Extra é um centro de serviços especializado no fornecimento de soluções de desgaste. Fundada em 1980 e é membro desde 2014 do programa Hardox Wearparts, desenvolvendo junto a seus clientes, por meio do seu qualificado time comercial e técnico, aplicações que apresentem melhor vida útil e performance. A De Amorim foi fundada em janeiro de 1978. Atua no ramo da construção pesada, em obras de terraplenagem, pavimentação, construção de rodovias, ferrovias, drenagens em geral e da construção civil, mineração e locação de equipamentos pesados.
As informações são do site Metalica