A busca pelo imóvel ideal pode durar meses e, em alguns casos, até anos. A demora na definição pode ser explicada de diversas maneiras, desde a insegurança para concretizar o negócio até a dificuldade em encontrar uma propriedade que se adéque às suas necessidades e, principalmente, ao seu poder aquisitivo.
Comprar um imóvel é um investimento alto, principalmente no caso de o cliente optar pelo financiamento. Em muitos casos, existem outras opções que podem ser mais vantajosas. Os leilões de imóveis podem ser a melhor opção.
Leilão de imóveis online ainda é uma prática pouca disseminada no Brasil, embora tenha muitas vantagens. Uma delas é a possibilidade de encontrar casas, lojas ou apartamentos com as características que deseja por um preço menor que o de mercado. Os descontos nesta modalidade podem chegar até a 40%.
Esta é uma realidade encontrada nos imóveis disponíveis na Zukerman Leilões, que organiza eventos presenciais e online. No site zukerman.com.br é possível encontrar propriedades de vários estados do país, com ênfase em leilões em São Paulo, tanto capital quanto interior. Também se destaca na organização de outros pregões, como de veículos, lotes, bens materiais, consórcios e salas comerciais.
Bens são levados à leilão por diversas razões, que vão desde a possibilidade de vender rápido e de forma segura em um momento de mercado enfraquecido até a questão da dificuldade financeira do atual dono. Com a crise econômica, este tipo de transação tem aumentado, criando oportunidades para investidores.
Como participar de leilões de imóvel online?
Existem três tipos de leilões, o presencial, o online e o presencial e online de forma simultânea, todos organizados pela Zukerman. O primeiro não permite lances via internet, mas aceita propostas antecipadas via e-mail e fax. Na data agendada, somente o público presente poderá ofertar lances.
O leilão online ocorre apenas na internet e, para participar, o interessado deve se cadastrar no site da Zukerman e solicitar habilitação. O envio de lance geralmente começa antes da data marcada para o fechamento das propostas, entre 10 e 30 dias.
O ideal é entrar no site pelo menos 40 minutos antes do início e ir acompanhando a situação. As instruções de ofertas aparecem na tela.
Já a terceira modalidade, online e presencial, permite lances tanto via internet como também do público presente. Ambos os públicos têm igualdade de condições.
Para participar, é preciso é preencher um cadastro no site da Zukerman, tanto para pessoa física como também jurídica. Mas antes de participar de cada leilão online será preciso solicitar a habilitação. Isso é feito clicando no leilão interessado e depois no link “solicite sua habilitação”. Caso seja a primeira vez, os dados deverão ser confirmados por telefone, através de contato feito pela equipe do site.
Posso ofertar vários lances?
Sim, o sistema permite interação total, tanto no evento online como no misto. É preciso respeitar o lance mínimo, determinado pelo pregoeiro, conforme o lote disputado, e também o incremento mínimo. Ou seja, o acréscimo possível acima do valor mínimo.
Os lances podem ser manuais ou automáticos. No primeiro, o usuário oferta o incremento quando quiser e, no segundo, o sistema efetua os lances em nome do usuário, até chegar a um limite preestabelecido.
Também é possível fazer oferta com preço abaixo do mínimo estipulado, é o chamado lance condicional. No entanto, o leiloeiro precisa aceitar a possibilidade e remeter a proposta ao vendedor.
E se eu ganhar?
O arrematante será contatado via e-mail ou telefone, quando receberá as instruções para efetuar o depósito. Um detalhe importante é que, ao participar de mais de um leilão online ao mesmo tempo e vencer todos, não é possível escolher apenas um lote. Legalmente o usuário se torna responsável por todas as aquisições.
Tudo pronto? Dou-lhe uma, dou-lhe duas e dou-lhe três.
Boas compras!
As informações são da Assessoria de Imprensa