Prezados, desde que comecei a utilizar o Linkedin há algum tempo, percebi logo que é uma rede social fantástica, que abre oportunidades de novos contatos e o mais importante, conhecimento. Com o tempo minha rede foi crescendo e conta hoje com muitos contatos que contribui muito para meu desenvolvimento pessoal e profissional.
Com o uso diário do Linkedin, comecei a perceber algumas ações que no meu ponto de vista não cai bem para uma rede social voltada para o meio profissional, abaixo vou listar alguns pontos que você deve tomar cuidado e dar uma repensada no seu modo de agir.
Alguns tópicos são dicas de como conseguir bons contatos e manter um bom relacionamento com eles. Leia com atenção e se tiver algo que você esteja errando, corrija assim que terminar de ler este texto.
1 – Cuidado com os dados profissionais
Bom este ponto com certeza é um dos mais importantes, ter uma descrição verdadeira sobre sua formação e carreira é muito importante, pois, o Linkedin funciona como uma vitrine onde cada dia mais empresas utilizam esta ferramenta para encontrar talentos.
Com seus dados fielmente escritos não causará nenhuma má impressão em uma possível entrevista para uma vaga de trabalho.
2 – Atenção com sua foto… “Uma imagem vale mais do que muitas palavras”
Bom, este ponto também é muito importante. Ao utilizar fotos, busque sempre uma foto onde você possa transmitir a quem está do outro lado da tela simpatia, profissionalismo e confiança.
Evite colocar fotos com fundo mostrando viagens, cachorro dentro do carro ou andando de motocicleta etc…
Coloque uma foto simples preferencialmente de meio corpo ou rosto. Outro detalhe é não deixar seu perfil sem foto e também não ficar trocando-a constantemente, isso pode atrapalhar sua visibilidade na rede.
A foto é importante, e a falta dela pode evitar que seu pretendido contato recuse o seu convite.
3 – Tenha um objetivo quando for adicionar um novo contato em sua rede
Tenha cuidado em ficar adicionando contatos a todo momento apenas para ver sua lista aumentar a cada dia. Tenha um objetivo ao escolher quem você deseja em sua rede. Procure primeiro contatar pessoas ligadas ao seu ramo profissional, ou na sua área de formação amigos ou colegas de trabalho que você teve no passado.
4 – Dê atenção aos seus contatos
Lembre-se que o Linkedin é uma rede social onde você busca contatos, desta forma então procure manter contato com as pessoas mesmo que estejam do outro lado do mundo. Ao Add um novo contato lhe mande uma mensagem de agradecimento, pergunte sobre a empresa, sobre o mercado e etc. Se você recebe um convite responda e agradeça, se recebeu uma mensagem tente respondê-la o mais breve possível.
Leia Também:
– Linkedin: 4 erros que podem acabar com a sua credibilidade
– Linkedin: Você quer ser recomendado?
5 – Se você que divulgar algum serviço, empresa ou website cuidado
Se você usa o Linkedin para divulgar um serviço, empresa ou site de informações você não está errado, porém, fique atendo abaixo ao que não fazer, pois, isso pode fazer sua credibilidade cair com isso perder contatos.
A – Se você oferece algum tipo de serviço divulgue o mesmo algumas vezes na semana e não a todo o momento repetindo e mesma mensagem criando links a todo instante na pagina do seu contato. Veja se o seu serviço se encaixa no perfil dos seus contatos e de seus grupos.
B – Se você quer divulgar sua empresa o mais interessante e enviar uma mensagem diretamente para o contato que você deseja. Publicar no mural algo sobre sua empresa não pega bem. Lembre-se você é um profissional. Outro dia vi publicações no mural de ofertas de calças jeans. O Linkedin não é comércio eletrônico ou classificado de produtos para isso use o Mercado Livre, OLX , Ebay e outros.
C – Se você tem um Website e o mesmo tem relação com sua rede você pode usar o Linkedin para divulgar seus trabalhos, informações e etc. Porém, faça isso com cuidado, não fique a todo o momento publicando links repetidos apenas para gerar visitas em seu site, isso atrapalha a visualização dos updates dos demais contatos da rede de usuários. Publique no seu mural aquilo que realmente vai ser útil para seus contatos, faça isso no máximo duas ou três vezes ao dia.
6 – Não ficar compartilhando tudo que vê na internet no Linkedin
Muitos sites contam com ferramentas para compartilhar um determinado assunto nas redes sociais. Tome cuidado com isso e não fique compartilhando e postando em seu mural tudo que você vê na internet e acha interessante e que talvez não tenha nada a ver com seus contatos.
Já vi compartilhamento de programas e softwares, receitas de bolo, tomem cuidado com este tipo compartilhamento. Isso atrapalha a visibilidade de algum assunto interessante de outro usuário uma vez que janela de updates do usuário ficará cheia de postagens suas sem agregar conteúdo relevante.
Prezados, vocês perceberam que o Linkedin é uma poderosa ferramenta para o desenvolvimento pessoal e profissional? Por isso fique atento com estes detalhes de comportamento e aproveite da melhor forma possível a relação com seus contatos.
Abraços, e se desejar me convide para a sua rede br.linkedin.com/in/fabiohenrique/
Nenhum comentário
Seu link para o Linkedin resulta em uma página de erro.
Abs.
Daniela
Daniela foi corrigido.
Abraços,
Fábio Henrique
Fábio, muito boas as dicas de utilização do Linkedin, também tenho percebido que algumas pessoas confundem o Linkedin com as demais redes sociais.
Olá Neide e Antonio,
Que bom que gostaram do texto. Compartilhe em suas redes sociais.
Abraços,
Fábio Henrique
Olá, achei bem interessante suas orientações.
Obrigada e bom trabalho pra você.
Neide Cazarotto
Santa Maria/RS
Fabio
Agradeço as dicas,
Um bom trabalho
Erenilda C.S.Amaral
Muito interessante esse texto. A correção que tenho que fazer é dar mais atenção à rede e participar mais.
Muito bom suas observações.
Fabio, parabéns, excelentes dicas.
Argemiro obrigado.
Compartilhe,
Abraços
Parabéns o texto muito bom, esclarecedor. Obrigada pelas dicas.
Abraços
Obrigado Denilda. Abraços
Quem dera todos os participantes do Linkedin lessem suas dicas, “sofreríamos” menos, infelizmente vejo fotos de pessoas com crianças no colo, enviando links desvairadamente, sem sequer pesquisar se gostaríamos de receber aquilo, seu texto é muito esclarecedor e oportuno, parabéns.
Seu artigo nos remete a um alerta, pois muitos nem percebem os detalhes de se participar de uma rede. Portanto concordo com as dicas acima e acrescento mais evidenciando a importância de se participar dos fóruns, porque assim estará desenvolvendo o senso crítico e ampliando o seu vocabulário.
Excelente dica, pois algumas pessoas confundem o verdadeiro objetivo do Linkedin, abçs.
Fábio, foi muito oportuno suas dicas, pois sou novo no linkedin e estou tentando adaptar-me, assim me ajudasse á não pagar muito mico. Abraço e muito obrigado.
Fabio,
Agradeço as dicas, ainda sou nova no uso desta ferramenta, e não quero fazer feio…
Abraços,
Cecília.
Obrigado pela dica, parabéns!
Concordo com os colegas que acham que devíamos nos relacionar mais vezes.
Fica as dicas..
Abç.
Olá Fábio,
Muito interessante e oportuno seu artigo; pois orienta ao participante a não cometer excessos e tornar este espaço em mais uma rede social de banalidades! Estava encontrando dificuldades para me relacionar profissionalmente com pessoas da área em que atuo para troca de informações. Estou contente com os contatos de trabalho que tenho feito no Linkedin!
Ísis, agradeço seus comentários.
Aproveite ao máximo o Linkedin da maneira mais correta.
Abraços,
É muito proveitoso este artigo, destaca principalmente a importância da veracidade e a intenção de estar se colocando em uma rede para ser conhecido e avaliado, todos nós estamos sendo avaliados por cada um que navega em busca de um bom profissional, um importante contato ou em busca de algo mais; ÓTIMO CONTEUDO!!
Abraços, Marcelo.
Olá, achei bem interessante suas orientações.
Obrigado.
Gostei muitos dessas dicas. Com certeza vou aplicar. Grata.
Interessante, conciso, inteligente, proveitoso.
Parabéns
muito interessante as dicas…..sou nova na rede e estes detalhes me permite mais esclarecimentos…..
sds.,
Roberta Pires.
Muito bom o comentário! Tenho alguns contatos em minha rede, que estão confundindo essa rede que tem fins profissionais com as atuais redes sociais onde pode se postar de tudo.
Olá Fábio,
Gostei muito excelente conteúdo, a matéria esta de parabéns e as dicas apontadas são fundamentais a todos.
Também utilizo diariamente a ferramenta e vejo que muitos enxergam o Linkedin apenas como uma página para classificados de empregos e não uma rede de relacionamento que oferece o debate e a troca de experiência profissional.
Abraços,
Helder Nascimento
Parabéns pelo artigo.
Além de esclarecedor, me faz refletir sobre um propósito ensinado por meu pai, já falecido:
¨Honestidade é mais que uma palavra, é ideologia de vida!¨
O seu artigo também trata de ser honesto com nosso perfil.
Forte abraço,
José Gomes