São Paulo – A montadora norte-americana General Motors registrou lucro líquido de US$ 2 bilhões no primeiro trimestre deste ano, mais que o dobro dos US$ 900 milhões alcançados em igual período do ano passado, mostra balanço da empresa, divulgado nesta quinta-feira. Apesar do aumento do lucro, a GM apresentou queda nas vendas e citou o Brasil como um dos principais responsáveis pela piora no resultado.
Segundo o relatório, o número de veículos comercializados em todo o mundo alcançou 2,4 milhões de unidades de janeiro a março, retração de 2,5% ante igual intervalo do ano passado. O recuo, diz GM, deve-se “principalmente a desafios macroeconômicos na América do Sul”, onde as vendas caíram 26%, para 133 mil unidades. Sem citar números em relação a cada país, a GM diz que a retração no continente foi impactada mais fortemente pelos resultados no Brasil, com a Argentina compensando parte das perdas ao apresentar alta nas vendas.
Com isso, o Brasil e a América do Sul contribuíram para que a GM perdesse 0,20 ponto porcentual em sua participação de mercado no mundo, caindo de 10,8% no primeiro trimestre do ano passado para 10,6% no primeiro trimestre deste ano. Na América do Sul, a queda foi de 16,7% para 15,6%. Apesar do recuo no mercado sul-americano, a receita líquida global subiu para US$ 37,3 bilhões no primeiro trimestre de 2016, de US$ 35,7 bilhões em igual período de 2015.
“Estamos crescendo onde é mais importante, ganhando parte do mercado nos EUA, superando a indústria na Europa e capitalizando sobre o crescimento robusto dos SUVs e segmentos de luxo na China”, disse a presidente e CEO da montadora, Mary Barra, em nota divulgada no site da empresa. “Este forte trimestre também reflete o excelente progresso que estamos fazendo para melhorar os resultados em nossos mercados globais mais desafiadores”, acrescentou.