A Microsoft revelou nesta quarta-feira um computador de alta performance destinado a designers, artistas e profissionais criativos, assim como um sistema operacional Windows atualizado que mostra conteúdo tridimensional. A gigante americana da informática anunciou o seu primeiro computador de mesa, o Surface Studio, que compete com o iMac e o Mac Pro da Apple.
“Estamos criando uma nova categoria que transforma a sua mesa em um estúdio criativo”, disse o diretor-executivo da Microsoft, Satya Nadella, durante a apresentação do produto, em Nova York.
Com uma tela LCD de 28 polegadas sensível ao toque, apresentada como “o monitor de desktop mais fino já criado”, o computador faz parte da linha de tablets e laptops da Microsoft para o segmento premium, em um desafio à Apple.
O novo PC tem resolução ultra HD 4.5K, oferecendo 13,5 milhões de pixels, mais do que a maioria dos novos televisores de alta definição.
O Surface Studio custará US$ 2.999 e estará disponível em “quantidades limitadas” para a temporada de festas no final do ano, e terá mais unidades disponíveis em 2017.
A Microsoft anunciou também uma versão atualizada do seu computador portátil, o Surface Book i7, com gráficos melhorados e uma bateria que dura 16 horas. Estará à venda a partir de novembro por US$ 2.299.
Os produtos Surface permitem aos usuários criar conteúdo na tela com uma caneta stylus especial, e a Microsoft introduziu um novo dispositivo chamado Dial, que se acopla à tela e oferece controles adicionais, como a visualização da linha do tempo de uma criação.
A Microsoft revelou também que a partir do início de 2017 vai oferecer uma nova atualização para seu sistema operacional Windows 10, que entre outras coisas permitirá aos usuários criar conteúdo 3D e mergulhar em uma realidade virtual e aumentada.
O novo “Windows 10 Creators Update” estará disponível gratuitamente para as 400 milhões de pessoas que já têm o Windows 10. A atualização oferece “novas formas de criar e jogar”, disse o vice-presidente da Microsoft, Terry Myerson.
O novo sistema permitirá a utilização de um aplicativo de captura 3D para dispositivos móveis e uma nova versão para objetos tridimensionais do popular programa Paint.
O sistema também vai permitir aos usuários adicionarem emoticons 3D e manipular conteúdo 3D criado por eles ou digitalizado.
https://youtu.be/BzMLA8YIgG0
As informações são do site Exame