A Automação Industrial no Brasil ainda dá os primeiros passos em relação aos países desenvolvidos. Hoje, ela já é assimilada pelos empresários, que buscam formas de preparar suas empresas para adotar tal tecnologia. Entretanto não basta apenas o poder do investimento além dos investir nos equipamentos. É necessário contar com profissionais qualificados, com o conhecimento necessário para extrair o máximo dessas tecnologias.
Diante deste cenário, a Divisão de Automação Industrial da Mitsubishi Electric do Brasil têm desenvolvido uma série de ações para contribuir com a formação destes profissionais. A atuação tem ocorrido em diversas frentes, desde profissionais já formados, passando por especialistas buscando novos conhecimentos, chegando até os universitários. “Para nós, é importante que os profissionais estejam qualificados para identificarem as melhores soluções. Desta forma, a tendência é que com profissionais mais preparados, o mercado e a indústria possa aumentar a produtividade e a qualidade do produto final”, explica Hélio Sugimura, Gerente de Marketing da Divisão de Automação Industrial da Mitsubishi Electric.
O gerente proferiu recentemente uma palestra na semana de engenharia da Faculdade Satc, em Criciúma/SC, falando sobre o mercado de automação industrial e soluções de eficiência energética. “Também estamos fechando doaçoes de equipamentos como CLPs, IHMs, inversores de frequência e servo acionamentos para uma série de faculdades, para que os alunos possam ter mais oportunidades de praticar o que aprendem em equipamentos que encontrarão no mercado”, conta.
A atuação junto aos profissionais também tem envolvido treinamentos gratuitos, como os realizados nas cidades de Indaiatuba/SP, Camaçari/BA e Lauro de Freitas/BA. “Neste caso, buscamos aprimorar os conhecimentos das pessoas que já trabalham com nossos produtos e também com aqueles que tem interesse em nos conhecer melhor. Aproveitamos a oportunidade para ajudar a buscar soluções para os problemas dos participantes, por meio de uma seção de perguntas e respostas ao final do treinamento e também com troca de informações após os mesmos”, afirma Sugimura.
Outra frente trabalhada é a de especialistas buscando elevar o conhecimento em áreas específicas. A Mitsubishi Electric participou também o 3º Simpósio de Automação em Sistemas de Água e Esgoto promovido pela ISA (International Society of Automation) e pela Sabesp, realizado em novembro deste ano. “Este tipo de evento ajuda a equipar estes especialistas para resolverem problemas que afetam a população, como no caso do saneamento. Com a troca de informações que ocorre num simpósio como este, é possível encontrar novas soluções”, analisa o gerente.
Por fim, a Mitsubishi Electric também disponibilizaconteúdo de estudo e cursos online no site da companhia (www.mitsubishielectric.com.
A empresa tem a intenção de continuar com este programa de difusão de conhecimento e já prepara o cronograma para 2017, quando novas palestras, treinamentos e participações em eventos devem acontecer, além de novas parcerias com instituições de ensino. “Firmamos o compromisso com o mercado de contribuir com a formação de profissionais qualificados e elevar o nível de conhecimento do segmento”, finaliza.
Sobre a Mitsubishi Electric do Brasil
Atuando no país desde 1975 como subsidiária e desde 2012 como escritório de vendas, a Mitsubishi Electric do Brasil é uma companhia sustentável, comprometida com a criação de sociedades mais prósperas, por meio de suas tecnologias e serviços, que englobam produtos de automação industrial, sistemas de ar condicionado, autopeças, elevadores, sistemas visuais, sistemas de transporte, entre outras soluções.
Sobre a Mitsubishi Electric
Com mais de 90 anos de experiência fornecendo produtos confiáveis e de alta qualidade, a Mitsubishi Electric Corporation (TOKYO: 6503) é reconhecida como uma líder mundial em manufatura, marketing e vendas de equipamentos elétricos e eletrônicos utilizados em comunicações e processamento de informação, desenvolvimento espacial e comunicações por satélites, eletrônica de consumo, tecnologia industrial, energia, transportes e equipamentos prediais.
Abrangendo o espírito da declaração corporativa, “Changes for the Better”, e sua declaração ambiental, “Eco Changes”, a Mitsubishi Electric se empenha em ser uma companhia Global, com orientação ambiental, enriquecendo a sociedade com tecnologia.
A companhia registrou vendas consolidadas de 4,39 trilhões de ienes (US$ 38,8 bilhões*) do grupo, no ano fiscal terminado em 31 de março de 2016.
*Câmbio de 113 ienes por dólar americano pela taxa informada pela Tokyo Foreign Exchange Market em 31 de março de 2016.
Saiba mais em www.mitsubishielectric.com.br/
As informações são da Assessoria de Imprensa