No mundo globalizado em que vivemos hoje e no qual a grande maioria das empresas tem presença praticamente em todos os continentes, como funciona uma estrutura de Compras?
De forma simplista se costuma dizer que o departamento de Compras é local pensando global, mas o que isto significa? Significa que cada unidade da empresa em cada continente deve ter um departamento de Compras que será responsável por seguir as estratégias determinadas por Compras corporativas, isto é, determinada pela direção mundial de Compras do grupo.
Basicamente uma empresa que atua desta forma tem a responsabilidade de realizar os processos de Compras, quer sejam de itens produtivos ou improdutivos, e baseado no valor anual destes processos a decisão de quem será o fornecedor de determinado item, serviço ou produto deve ser validada pela matriz.
Porque isto? Para que a empresa que atua de uma forma global possa ter vantagem desta forma de atuação, isto é, possa se valer de todo o seu poder de compra de um determinado item considerando-se o consumo de todas as unidades do grupo e desta forma consiga um valor de compra muito melhor do que se comprasse o mesmo item somente localmente em cada unidade.
Muitas vezes, nós como profissionais de Compras, vamos nos deparar com algumas situações que poderão nos incomodar porque pode acontecer de você ser “obrigado” a comprar um item por um valor mais caro do que você poderia comprar localmente em função da negociação global que foi feita com um fornecedor. Exemplificando: supondo que você tenha uma oferta para compra de computadores localmente pelos quais você pagaria um determinado preço para uma empresa que tem fábrica no Brasil por exemplo. Porém, todo o grupo no qual você trabalha, está cotando compra de computadores e o fornecedor que ganhou a concorrência não tem fábrica no Brasil e você é obrigado a importar os mesmos que chegam aqui a um custo superior ao que você pagaria para o fornecedor local. Porém se o volume de sua unidade for retirado da negociação os preços não serão mantidos pela empresa que ganhou. Desta forma, olhando o grupo como um todo, é tolerado um penalty em uma compra de uma determinada unidade mas de forma que o ganho obtido em todas as outras unidades supera em muito este penalty.
Esta é uma situação que nós como profissionais de Compras podemos encontrar em nosso dia a dia bem como a situação inversa, onde devido ao poder de compra de todo grupo, a sua unidade, que pode ter um volume de compra não tão bom para um determinado item, seja beneficiada com um preço muito bom em função de uma negociação global. De qualquer forma, apesar da presença global, o departamento de Compras local, deve permanecer sempre atuante, com propostas e negociações que tragam ganhos para a empresa e sempre “antenados” com o que acontece no mundo.
Até o próximo artigo,