Implementar o comércio eletrônico em uma empresa de manufatura não é uma tarefa fácil e exige que a equipe de implementação seja gerenciada por uma pessoa experiente. A primeira coisa que espera por você durante esse projeto é a reorganização dos principais departamentos: vendas, atendimento ao cliente e marketing. A implementação de um novo canal comercial significa a sua integração com outros departamentos.
Isto leva inevitavelmente à digitalização, que é a próxima etapa. A maioria dos recursos deve ser digitalizada para que a oferta comercial seja consistente a todos os níveis. As informações sobre estoque em armazém, produção planejada ou tempo de espera para atendimento de pedidos devem ser digitais.
Além disso, a empresa deve analisar cuidadosamente sua linha de produtos e determinar quais produtos serão vendidos pela plataforma, criar descrições dos produtos e tirar fotos deles. Sem a oportunidade de fazer uma pergunta ao vendedor ao fazer um pedido online, os clientes devem ter todas as informações para fazer uma compra.
O último passo é fornecer infraestrutura adequada que permitirá o funcionamento estável da plataforma de e-Commerce, bem como a integração com o sistema ERP utilizado na empresa. Em primeiro lugar, se esta última solução estiver desatualizada na sua organização, implementar vendas online pode causar-lhe problemas.
A falta de conexão adequada entre a plataforma de vendas e o software pode resultar em erros nos pedidos e agregar tarefas adicionais aos funcionários. Portanto, se você possui um sistema que não é moderno e não tem certeza se a implementação do e-Commerce funcionará, adie. Vale a pena tratar primeiro da solução ERP e modificá-la, atualizá-la ou substituí-la por uma nova. Isso envolve muitos custos, mas usar software antigo contribui para perdas no longo prazo.