Um grande problema que todo profissional tem de enfrentar é manter-se atualizado ao mesmo tempo em que atende às demandas da empresa. Esse é um enorme desafio em um contexto no qual as empresas estão enxutas e todos estão trabalhando exaustivamente. Entretanto, a perspectiva de não saber algo relevante que está acontecendo em seu setor, e ficar defasado por conta disso, gera muita angústia e a sensação de risco para a carreira.
A causa disso é nossa tendência de manter a cabeça mergulhada nos problemas de curto prazo e não ter uma agenda constante e consistente para nos atualizarmos.
Por surpreendente que pareça, isso ocorre mesmo em grandes centros emissores de tecnologia. Por exemplo, Salim Ismael, ao apresentar o ingresso da Singularity University no Brasil, disse que era comum ele encontrar engenheiros de empresas de tecnologia no vale do silício, na Califórnia, que estavam envolvidos com projetos complexos e de grande envergadura. Mas, ao ser questionados sobre novas tecnologias surgidas muito recentemente, não estavam a par delas.
Portanto, esse problema é muito difícil de resolver. A solução começa com a consciência de que sua carreira é seu verdadeiro emprego, e, se você não se atualizar constantemente, pode criar um abismo entre seu desenvolvimento na carreira e as demandas do mercado.
Isso ocorre porque o conhecimento que você utiliza para resolver os problemas de hoje na empresa podem não ser suficientes para aqueles que estão acontecendo neste momento em outras companhias, ou ocorrerão no futuro em todo o mercado.
Ter um tempo regular na agenda para ler o que ocorre em seu setor, ou pelo mundo e que pode afetá-lo é a primeira ação a ser tomada. Ele pode ser ocupado por leitura de livros, navegação pela internet ou visita a feiras e exposições no Brasil e no exterior – dependendo de sua posição e do quanto a empresa coopera com sua atualização.
Em segundo lugar, é fundamental utilizar-se das redes sociais para se conectar com os grandes centros geradores de conhecimento de sua área de atuação. Onde eles estão? Quem são os grandes expoentes do setor e como manter-se ligado ao que eles escrevem e falam?
Lembre-se de que a mais importante rede de relacionamentos que você pode criar é uma rede de aprendizado. Independentemente de sua área de atuação, procure observar o que está acontecendo no setor de tecnologia, especialmente em empresas como Apple e Google (Alphabet), pois são, atualmente, companhias que ditam padrões para o mercado. E cuja direção pode ser seguida por verbetes na Wikipédia que indicam quais foram as últimas aquisições e fusões dessas companhias.
Seria uma ousadia e um desrespeito de minha parte com você dizer qual a quantidade de horas que você deve dedicar por semana para isso. Não sei o quão ocupado você está neste momento nem seu nível de energia. Mas não tenho palavras para reforçar o quanto sua atualização permanente é um fator de sucesso no longo prazo e o quanto sua carreira depende disso. Portanto, encontre uma maneira de fazê-lo.
O importante é que você tenha um sucesso consistente. E que esteja sempre preparado para crescer em sua profissão graças a um esforço contínuo em busca dos conhecimentos mais recentes de sua área de atuação, que serão decisivos e estratégicos para o sucesso duradouro da empresa.
Vamos em frente!
As informações são do site Olhar Digital por Sílvio Celestino