o maior metrô do mundo fica em Xangai na China, e conta com uma malha tanto subterrânea, quanto no nível do solo, de modo que é possível acessar os extremos de Xangai utilizando somente esse sistema de transporte. A tecnologia e a expansão das linhas, assim como a renovação de trens e constantes melhorias sendo instaladas, fazem com que diariamente, sete milhões de pessoas passem pelos metrôs. A extensão das linhas de metrô totaliza em 500 km e conta com 13 linhas, sendo que são 289 estações. O início das operações do metrô de Xangai se deu no início dos anos 90, e a expansão e o avanço tecnológico foram iniciados a partir de novas práticas por parte do governo popular da China.
É claro que, assim como no Brasil, em horários de pico fica quase impossível transitar entre as estações sem esbarrar em várias pessoas, e há que se ter um grande nível de paciência para aguardar o próximo metrô. A frequência de chegada entre um metrô e outro gira em torno de cinco minutos em cada estação e, mesmo assim, fica difícil dar conta de tantas pessoas querendo ir para casa ao mesmo tempo após um dia de trabalho.
Além do grande fluxo de cidadãos, a grande quantia de lojas e comércio nas estações de metrô faz com que a locomoção seja ainda mais complexa, levando em consideração que muitas pessoas compram vários dos itens ali oferecidos: roupas, comidas, sapatos e muitas variedades. Algumas estações de metrô em Xangai abrigam verdadeiros shoppings. As portas de acrílico que foram instaladas servem para garantir a proteção do usuário que, com tanto fluxo de pessoas, antes corriam o perigo de cair nos trilhos no caso de empurrões ou fluxo muito intenso em determinados horários.
A intenção é de aumentar o número de linhas e trens nas estações de metrô de Xangai, mas sempre prezando pela segurança e conforto dos usuários. Por isso, novos projetos de transporte público têm sido considerados para futuras construções. A intenção é estender as linhas de metrô em mais 230 km.
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Esse sim é o verdadeiro transporte de massa.
att, Fagner Fernandes.
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