Micro e pequenos empresários que desejam consolidar suas posições no mercado têm o release como grande aliado. Valiosa ferramenta de comunicação, é uma das formas mais eficientes de promover empreendimentos. Nos dias de hoje, a internet desempenha um papel crucial e tem sido um dos canais mais assertivos para quem está em busca de visibilidade.
De acordo com o mais recente Índice de Confiança dos Pequenos Negócios no Brasil divulgados pelo SEBRAE, foram registrados 94 pontos, 5 pontos a mais em relação a março de 2015. O ICPN atua como uma espécie de radar, indicando a quantas anda a economia. Um índice abaixo de 100 pontos indica uma tendência de retração da atividade econômica nos próximos meses.
Em tempos de instabilidade econômica, utilizar ferramentas de divulgação é fundamental para o microempreendedor não ficar para trás em um mercado cada vez mais competitivo. É nesse momento que um press release bem escrito e objetivo vai conferir destaque para o pequeno negócio, disseminando sua notícia de forma ágil e acessível sob o ponto de vista financeiro.
A importância do release para pequenas empresas
Há diversos aspectos que tornam o release vital para a sobrevivência de pequenas empresas das mais diversas áreas de atuação. Atentas ao dinamismo do mercado, corporações de pequeno porte têm recorrido ao release como forma de propagar conteúdos de forma eficiente e, sobretudo, econômica.
Especialistas alertam que o fator determinante para o sucesso da ferramenta é a relevância da notícia. Isto é: antes do disparo do release, é preciso ponderar a respeito da informação a ser passada, se é pertinente ou não. Uma estratégia de comunicação bem-sucedida demanda um conteúdo de valor, capaz de chamar atenção de jornalistas de grandes veículos de divulgação.
Atualmente, graças ao avanço da tecnologia, existe uma gama extensa de possibilidades para elaboração do conteúdo. Plataformas como o Dino proporcionam maior visibilidade para um release por meio de utilização de imagens, vídeos, mp3, documentos, links e outros recursos, permitindo a elaboração de releases interativos e atraentes.
6 coisas que um bom release precisa ter
- Conteúdo de teor jornalístico: evite jargões e sentenças muito longas, seja claro e conciso.
- Abordagem de assuntos e informações relevantes, garantindo a consistência e a qualidade do texto
- Capricho no título: quanto mais chamativo e estimulante for, melhor para o leitor
- Não utilizar adjetivos excessivamente nem empregar pontos de exclamação
- Prepare um release com a mesma mensagem em diferentes formas, a fim de segmentar o público-alvo
- Disponibilizar dados como e-mail, telefone e site para facilitar o contato
Assessoria de Imprensa e a era digital
Profissionais da área de Comunicação têm a web como grande aliada na hora de disparar releases. Se nos anos 90 era necessário horas ao telefone e enfrentar filas dos correios para enviar um release, atualmente alguns cliques bastam para que conteúdos sejam disseminados de forma ainda mais simples e rápida. A assessoria de imprensa se tornou uma alternativa praticável e bem mais em conta do que a publicidade.