Você sabe o que é curva ABC? Trata-se de uma das principais ferramentas que tem ajudado empreendedores na administração de custos de seus negócios. Basicamente, a curva ABC funciona como uma forma de gerenciar as finanças com mais eficácia, servindo para auxiliar na identificação de fatores que requerem mais atenção.
A curva ABC pode contribuir na gestão de custos em seu dia-a-dia a partir de precauções tomadas em relação a determinados tipos de deficiência, bem como por meio de itens como lucros, vendas ou produtividades, levando em conta elementos que não contemplam aquilo que é costumeiramente considerado, o que possibilita um tratamento mais apropriado, com base na importância de cada item.
O que é curva ABC e como ela funciona?
A curva ABC, também conhecida como análise ABC ou 80 -20, funciona pela divisão de itens de estoque em três classes, sendo a classe A equivalente aos itens com alto valor de demanda ou consumo. Por sua vez, a classe B inclui os itens cujo valor de demanda ou consumo é intermediário. Enquanto isso, o grupo C diz respeito aos itens que possuem valor de demanda ou consumo baixo.
No caso de produtos acabados, é considerado o valor de demanda. Já quando são analisados produtos em processo ou matérias-primas e insumos, a curva ABC leva em conta o valor de consumo. Além disso, você deve saber que o valor de consumo ou valor de demanda é calculado por meio da multiplicação do preço ou custo unitário de cada produto pelo valor da sua demanda ou do seu consumo.
A classificação ABC acima assume que os itens de estoque tendem a ser separados da seguinte maneira: 20% são considerados do tipo A, sendo que tais itens correspondem a 65% do valor de demanda ou consumo; 30% do total são considerados da classe B, com 25% do valor de consumo ou demanda; e 50% são considerados itens da classe C, sendo 10% do valor de consumo.
Outras características da curva ABC
Em geral, uma curva ABC precisa refletir a dificuldade para controlar um item, bem como o impacto deste sobre a rentabilidade e os custos no processo de produção, o que oscila de acordo com cada empresa, normalmente. Além disso, você deve lembrar que mesmo sendo ilustrada a partir do valor de consumo anual, na maioria das vezes, a curva ABC é só um dos inúmeros fatores que interferem na classificação de um item.
Para classificar estoques e definir suas prioridades ao usar a curva ABC, não se esqueça de usar as necessidades do seu empreendimento. A curva ABC não tem relação apenas com o estoque de produtos, mas também com a prestação de serviços, o que pode ser feito com a intenção de classificar clientes, por exemplo.
Não importa qual seja a aplicação da curva, ou seja, qual seja o ambiente onde ela estará, o resultado vai sempre mostrar facilmente a classificação dos melhores meios de produção, além dos meios de execução intermediários e os que não são utilizados com tanta frequência.
Como cada empresa apresenta uma clientela com perfis diferenciados, é necessário colocar essas particularidades no cálculo. Há os clientes que desejam mais atenção, mesmo comprando pouca coisa. Também existem os clientes que adquirem bastante, mas sempre pedem descontos. Ainda é possível encontrar clientes que compram coisas esporadicamente e sem planejar tais aquisições.
No caso do problema do constante aumento da pressão pela otimização do uso do tempo nas vendas, o que gera muito estresse nos vendedores, basta colocar em prática o método ABC. Você pode aplicar a curva ABC a partir do faturamento, do comportamento e de outras características, como idade, região geográfica, sexo, renda, entre outras.
Por fim, a curva ABC permite que informações estratégicas sejam usadas na compra de produtos, na redução de estoques, etc. Logo, a curva ABC consiste em avaliar os dados e chegar à conclusão de que parcelas maiores do valor acumulado estão associadas a menores parcelas da quantidade. Portanto, se a distribuição estiver mais uniforme, menos acentuada fica a curva ABC, tornando sua aplicação menos proveitosa.