Você sabe o que é lucro bruto e lucro líquido? Em empresas, esses conceitos são muito importantes, pois é o que vai mostrar ao empresário se o seu empreendimento está se dando bem no mercado, embora não sejam os únicos indicativos. O lucro bruto, de modo simplificado, é o resultado da atividade de venda de bens ou serviços, de acordo com cada tipo de empresa ou do setor do profissional liberal.
O lucro bruto também se refere à diferença entre a receita líquida das vendas e serviços e o custo dos bens e serviços vendidos, ou seja, o quanto se gasta para produzir o produto ou para realizar um serviço. Já o lucro líquido é o lucro bruto menos as deduções de imposto de renda e de outras taxas que a empresa ou o profissional precisam pagar.
Para entender melhor o que é lucro bruto e lucro líquido vale ainda falar sobre receita bruta e receita líquida. O primeiro entende-se como o produto da venda de bens e serviços, isto é, é a receita total decorrente das atividades que a empresa executa, sedo tudo aquilo o que ela recebeu.
Já a receita líquida se refere à receita bruta com deduções, em outras palavras, se tira do faturamento os impostos indiretos, entre eles, PIS/Cofins, ISS, ICMS e outros. Assim, da receita bruta se reduz: as devoluções de vendas, os descontos comerciais e os impostos incidentes sobre vendas para ter a receita líquida.
Da receita líquida, por sua vez, se diminuem os custos, o lucro bruto, as despesas e se tem o lucro líquido. Além disso, na receita bruta não estão incluídos os impostos não cumulativos cobrados destacadamente do comprador ou contratante e adicionados ao preço do bem ou serviço, e do qual o vendedor dos bens ou o prestador dos serviços seja mero depositário.
Já o ICMS faz parte da receita bruta, sendo tido como parcela redutora para fins de apuração da receita líquida.
Exemplo de como calcular o lucro bruto e o lucro líquido
Para calcular o lucro bruto, basta pegar o total das vendas (receitas) e reduzir desse valor os custos/despesas. Já para calcular o lucro líquido é preciso descontar do valor do lucro bruto os impostos e taxas. Dentro de uma empresa, entretanto, antes desses cálculos, é preciso calcular a receita total, que é a soma de todo o dinheiro que entrou no negócio.
Para tanto, é preciso saber qual é o preço de produto ou serviço e a quantidade vendida. Assim, receita total = preço do produto + número de produtos vendidos. O segundo passo é calcular os custos, nos quais está englobado o valor para fabricar os itens ou que é preciso para realizar o serviço. Com isso, é possível calcular o faturamento total e os custos de vendas.
Depois, reduza os custos de seu faturamento total e você terá seu lucro bruto. Para determinar a margem de lucro bruto, é necessário dividir o lucro bruto com o faturamento bruto. O percentual obtido é a margem de lucro, que deve estar acima dos custos.
Por Fábio Alves e Vivian Fiorio