A implementação de um sistema de manufatura enxuta em uma organização se traduz no aumento da eficiência da produção e na redução do excesso de estoques que podem contribuir para o desperdício (por exemplo, superprodução sem demanda).
No entanto, implementar esta filosofia pode ser difícil. Para fazer isso de forma eficaz, você precisa se concentrar simultaneamente na melhoria dos processos técnicos e no desenvolvimento da cultura organizacional dentro da fábrica.
É crucial criar um ambiente em que os funcionários estejam focados na resolução de problemas e trabalhando juntos para oferecer aos clientes a mais alta qualidade possível. Então, por onde começar?
O mais importante é diagnosticar os fatores que causam prejuízos na empresa. Você pode realizar uma auditoria ou simplesmente conversar com a administração e funcionários-chave para identificar quaisquer áreas problemáticas. Além disso, todos que trabalham na organização devem estar comprometidos com o conceito de realmente eliminar desperdícios.
O próximo passo na implementação da filosofia de produção enxuta é tomar ações de eficiência, como melhorar a eficácia da equipe de gestão ou iniciar a melhoria contínua das habilidades dos funcionários. Para este efeito, vale a pena monitorizar continuamente o progresso – não apenas de pessoas individuais, mas de toda a organização.
Você também pode pensar em quais ferramentas o ajudarão a implementar esse método em sua vida – um bom exemplo pode ser Sistema ERP que garante que os processos da empresa permaneçam integrados.
Depois de implementar a filosofia de manufatura enxuta em sua empresa, lembre-se de analisar constantemente suas conquistas até o momento. Procure novos métodos de gestão, novas tecnologias e organização da produção. Graças a isso, você poderá melhorar constantemente os processos da sua empresa.