O marketing de conteúdo é um conjunto de estratégias que podem ser utilizadas para a divulgação de conteúdos para o um público específico ou público amplo com o intuito de gerar renda com os conteúdos divulgados.
São campanhas de marketing de conteúdo, por exemplo, anúncios de campanhas, divulgação de artigos, imagens, blogs, entre outros. No geral, pode-se dizer que a maior plataforma para o marketing de conteúdo é através da plataforma online.
O mecanismo de marketing online é um pouco diferente dos outros tipos de marketing, isto porquê, o intuito deste é fazer com que o cliente procure o seu conteúdo.
Quando o interesse parte do próprio cliente, seu trabalho é transformá-lo no conteúdo mais interessante e completo que ele possa encontrar e influenciá-lo na decisão da compra.
Qual a importância do marketing de conteúdo?
No ambiente online existem milhares de empresas que podem realizar exatamente o mesmo trabalho.
Quando um cliente busca um serviço ou produto, todas as marcas relacionadas serão apresentadas a esta pessoa. E é aí que o marketing de conteúdo auxiliará na sua escolha.
Primeiro compreenda que esse tipo de marketing pode trabalhar de diversas formas, mas seu objetivo principal é fazer o que o cliente conheça sua empresa e a escolha sempre que precisar dos serviços e produtos fornecidos.
Portanto todos os recursos que poderão ser usados para manter essa relação serão realmente utilizados.
Relacionamento com o cliente
Para conseguir manter um relacionamento duradouro com o cliente, a principal estratégia utilizada é tratá-lo como um verdadeiro amigo.
São diferentes tipos de marketing que são utilizados para essa relação ser realmente fiel, mas o principal a ser desenvolvido é conseguir manter contato com seus consumidores.
Para isto a empresa precisa evitar está enviando mensagens apenas sobre seus produtos ou serviços, é preciso interagir.
Promoções, cupons de desconto para clientes fiéis, por exemplo, são uma ótima forma de mantê-los atrelados à marca de uma maneira leal.
Mais objetivamente falando, o marketing de conteúdo oferece tudo o que o cliente precisa para alcançar a empresa através das plataformas digitais e mantê-lo fiel.
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Influenciadores para a sua marca
Depois que se conquista os clientes e continua utilizando o marketing de conteúdo para os consumidores que já foram conquistados, essas próprias pessoas estarão indicando sua empresa para mais e mais pessoas.
Isso quer dizer que você conquistou o seu público de tal forma, e os próprios consumidores trarão mais clientes.
Pode acontecer, até mesmo, de sua marca ser indicada por pessoas que não experimentaram seu serviço, mas que confiam tão fortemente na pessoa que passou a informação que sente na necessidade de compartilha-la.
Conquistado o “marketing de boca a boca” você estará conquistando cliente sem custos e com bastante retorno.
Responsabilidades do marketing de conteúdo
Como foi dito, para conquistar os clientes inicialmente, o marketing de conteúdo precisa desenvolver artifícios relevantes que possam nutrir a necessidade do que o consumidor busca.
Pensando nisso, é preciso verificar também qual público você deseja atingir e quais plataformas digitais eles geralmente se concentram.
Não adianta, por exemplo, divulgar um produto que é direcionado somente para jovens, em um grupo online de redes sociais onde a faixa etária é de em média, 40 anos de idade.
Então é preciso desenvolver toda essa logística antes que o público errado encontre seu produto e possa, até mesmo, desenvolver uma crítica negativa e o seu “marketing boca a boca” se transformar em prejuízo, pois pode influenciar diretamente na decisão de compra dos consumidores.
Percebemos, com todas essas informações, o quanto o marketing de conteúdo pode ser importante e influenciar bastante no lucro e disseminação do nome da organização.
Espero que esse artigo lhe ajudado a compreender e entender um pouco mais a importância dessa estratégia de marketing! Até a próxima!