Quando se fala em produção dentro de uma empresa, existem muitos conceitos importantes para entender a dinâmica de uma fábrica, o que é essencial para os administradores da mesma. Você sabe o que é material direto e material indireto? Esses termos fazem parte da lista de conceitos fundamentais a se conhecer.
Assim, os materiais diretos dentro de uma fábrica são as matérias-primas, materiais de embalagens, componentes e outros itens essenciais para a produção, acabamento e para a apresentação final do produto. Como exemplo, pode-se pegar uma fábrica de móveis, fácil de elucidar.
Nesse tipo de empresa, os materiais diretos são, basicamente, a madeira, as chapas de compensados e o couro, o que pode variar conforme o tipo de produto que se fabrica nela. O importante é saber que esses materiais diretos são a matéria prima indispensável para a fabricação de camas, cadeiras, sofás, mesas e outros.
Já numa editora ou gráfica também é possível exemplificar qual é o material direto. Ele engloba o papel e as tintas que são usadas para produção de livros, revistas e demais impressos que a empresa cria. Já os materiais indiretos são aqueles empregados nas atividades auxiliares de produção, sendo que eles são irrelevantes para a produção em si.
Para exemplificar pode-se citar graxas e lubrificantes, os quais são usados para fazer a limpeza e manutenção dos equipamentos, bem como os parafusos e lixas de pequenos valores empregados na fabricação de móveis. Embalagens de pequeno valor utilizadas para a expedição dos produtos também são exemplos de materiais indiretos.
Todos eles têm o seu grau de importância no contexto de uma fábrica, mas não são fundamentais para a produção dos itens em sim. Ou seja, sem eles, a linha de produção pode seguir o seu trabalho.
– Materiais diretos (matéria-prima) | – Materiais indiretos | |
São aplicados nos produtos Componentes do produto |
São aplicados no processo Não são componentes do produto |
|
Por exemplo: | ||
– Materiais diretos | – Materiais indiretos | |
Madeira para móveis; Boi para carne Semente para soja, milho, arroz, etc. |
Lixas e estopas Combustíveis e lubrificantes Material de limpeza |
Exemplo de como calcular o material direto e o indireto
É preciso levar em consideração, na hora de como calcular o material direto e o indireto dentro de uma empresa que os materiais diretos, que são utilizados no processo de produção, têm como base de apropriação seu valor histórico de aquisição, mais durante a utilização destes materiais alguns problemas são encontrados.
Por isso, são de grande relevância na classificação dos custos dos materiais a avaliação, o controle e a programação dos mesmos. Além disso, ao tratar dos itens que integram o valor dos materiais, existe uma regra que explica claramente que todos os gastos realizados para colocação do ativo em condição de uso ou a venda incorporam o valor deste mesmo ativo.
Esses materiais estão diretamente relacionados com a produção, dessa forma, devem ser incluídos diretamente no cálculo do custo do produto. É possível, ainda, dividir esses custos em matéria prima, material secundário e embalagens, ou mesmo, apenas matéria prima e as embalagens.
Esses conceitos estão intimamente ligados aos custos diretos e indiretos de uma empresa, os quais devem ser identificados para se chegar ao valor final de um produto. No entanto, para calcular os custos diretos e indiretos, é preciso ainda levar e consideração os custos com a mão se obra direta e indireta.
Por Fábio Alves e Vivian Fiorio