O que é o aerografite? Imagine o material mais leve do mundo, é ele. Por isso, esse material está em fase de testes, com a esperança de oferecer à indústria produtos mais leves, limpos e ainda mais poderosos. No entanto, a sua fama é recente, apenas em 2012 o aerografite foi criado, por cientistas de duas universidades da Alemanha.
Assim, deixou para a segunda posição o aerogel, substância leve e extremamente forte, o qual também deu origem ao ferrofluido – que é estudado para aplicaçãoem aparelhos eletrônicos.Para ter ideia da leveza do aerografite, um centímetro cúbico seu pesa somente 0,2 miligrama. Ou seja, ele é cinco mil vezes menos denso do que a água e até mesmo seis vezes mais leve que o próprio ar.
Para chegar ao aerografite, os pesquisadores escolheram pequenos cristais de óxido de zinco com quatro pontas apontando para lados diferentes. Depois, os cristais entraram em um forno especial, com temperaturas que variavam entre 760 e 900 graus Celsius. Eles foram revestidos por uma camada de carbono egás hidrogênio foi implantado dentro do forno, para que pudesse roubar o oxigênio do óxido de zinco.
Assim, o zinco caiu para o fundo da estrutura, deixando só o “esqueleto” de carbono, dando origem ao novo material. Com potentes microscópios eletrônicos é possível enxergá-lo e ver os nanotubosocos de carbono que lhe dão forma, o que torna a substância tão leve. O aerografite assemelha-se a uma pequenina esponja na cor preta.
Mais informações sobre o aerografite
Outra característica do aerografite é que ele absorve 95% dos raios de luz, criando o “preto mais preto”. A sua forma também permite que a sua estrutura seja superforte sem que necessariamente seja pesado. Estudos realizados afirmam que a substância consegue suportar até 40 mil vezes o próprio peso.
Além disso, outro atributo curioso é que o composto pode ter 95% do seu corpo comprimido e, em seguida, retornar ao seu tamanho e formato normais. Ele também pode ser comprimido a ponto de ficar cerca de mil vezes menor. Devido a tudo isso, baterias mais leves para carros elétricos e bicicletas e sistemas de purificação de água e ar mais eficazes são algumas das possíveis aplicações do aerografite.
Ele também pode ser de grande utilidade para a indústria daaviação e satélites, no entanto, o composto ainda precisa ser mais estudado para que se possa ser usado efetivamente, em todas as áreas. No caso das baterias, é uma das aplicações que pode ocorrer mais breve, em especial, sendo uma alternativa aos modelos de íon de lítio. Elas são bastante usadas atualmente, em notebooks, smartphones, tablets e outros aparelhos.
Com o aerografite, essas baterias podem ser mais potentes e, por serem leves e compactas,elas seriam até mais práticas de usar. O material também tem o atributo de ser um excelente condutor elétrico. Na aviação, a substância pode ser usada na construção de equipamentos eletrônicos dos aviões e espaçonaves, oferecendo mais confiabilidade para a fabricação de uma série de equipamentos.