Por meio das turbinas eólicas do gerador a energia recebida dos ventos se converte em energia mecânica rotacional. Em seguida o gerador converte a energia mecânica recebida pela caixa de engrenagens ou diretamente, em eletro-mecânica que produz a energia elétrica.
A energia elétrica do gerador eólico pode ter sua injeção diretamente na rede elétrica, em geral em grandes aerogeradores, ou mesmo nos sistemas isolados, aerogeradores de porte pequeno.
O eixo de um cata-vento é integrado a um gerador elétrico para fazer a conversão da energia eólica em energia elétrica. O gerador eólico está cada vez mais comum no mundo atualmente, isso porque a energia dos ventos é uma fonte de energia renovável, que não precisa da queima de combustíveis fósseis. Com isso a energia proveniente dos geradores eólicos é considerada uma ‘fonte limpa’ que protege o meio ambiente, pois sem a fase de combustão evita que resíduos poluentes sejam produzidos, além de evitar que recursos naturais sejam destruídos.
Como é formado o gerador eólico e a energia eólica?
Porém, a energia eólica ainda é pouco difundida no mundo, é utilizada apenas pelos países desenvolvidos e em pouca quantidade.
O gerador eólico conta com a turbina que é a principal responsável pela captação da energia eólica e da transformação em energia elétrica, ela é formada por três partes principais.
Para começar, as pás do rotor, que funcionam com as velas do sistema. As pás, são responsáveis por bloquear a passagem do vento, ou seja retê-lo. Assim o vento gera força sobre as pás para que elas se movam, e faz a transferência de parte da energia para o rotor.
O eixo da turbina é essencial para o desempenho do gerador, ele é ligado ao cubo do rotor, assim quando ele gira o eixo também. Com isso, o eixo recebe a energia mecânica transferida pelo rotor, que na outra ponta está conectado ao gerador elétrico.
O gerador é a parte principal responsável pela energia eólica produzida, é um equipamento simples, em geral consiste de um condutor e de imãs. O condutor é um fio enrolado como uma bobina, na parte interna do gerador, o seu eixo é conectado aos vários imãs que circundam a bobina. O gerador eólico utiliza a indução eletromagnética para produzir a tensão elétrica e assim, esse é o processo de produção da energia eólica.
Leia também:
Gerador eólico: principais fabricantes
O gerador eólico deve ser construído em parques eólicos, pois com vários geradores juntos é possível aproveitar ainda mais a energia, no entanto isso não impede sua instalação isolada para alimentação de localidades remotas que estejam longe da rede de transmissão.
No Brasil o uso de geradores eólicos é pequeno, e a energia produzida é utilizada para bombar água para irrigação nas áreas rurais.
Por isso no país existem poucos fabricantes de geradores eólicos, entre os que mais se destacam está a subsidiária brasileira da Enercon – empresa alemã que tem sua filial em São Paulo na cidade de Sorocaba. A fábrica, que apenas produzia pás para aerogeradores, desde 2000 produz geradores eólicos brasileiros prontos para exportação. Outro exemplo é o fabricante de turbinas de pequeno porte, Enersud, outra grande empresa do ramo. Destaque a maior fabricante de pás eólicas personalizadas do mundo, a Tecsis, que possui 11 plantas em Sorocaba São Paulo e emprega mais de 5000 trabalhadores.