O sprint analítico e a análise de pré-implementação são duas etapas idênticas que iniciam o projeto de implementação, dependendo se você escolhe a metodologia ágil ou em cascata. Como eles diferem? Qual escolher? Esta é uma pergunta que basicamente todos os clientes fazem. Resumidamente:
A metodologia ágil significa que o projeto é dividido em etapas menores (os chamados Sprints), e cada uma delas termina com a entrega de uma parte do sistema (por exemplo, um módulo) ao cliente. A primeira dessas etapas é o Sprint Analítico discutido hoje.
No caso das metodologias em cascata (clássicas), é substituída pela Análise de Pré-implementação. Envolve uma discussão detalhada de necessidades e objetivos, bem como a redação de uma lista de funcionalidades e documentação de projeto precisa, definindo com precisão o escopo do trabalho planejado e a forma final da solução.
O que determina a escolha de uma abordagem específica? Em primeiro lugar, a complexidade do próprio projeto e a natureza do ambiente de trabalho. No caso de uma organização dinâmica, pronta para mudanças e novos desafios, a metodologia ágil funcionará bem.
Porém, se você espera que o projeto prossiga de acordo com requisitos, cronograma e orçamento rígidos, e tem certeza de que nada mudará em seu negócio e expectativas nos próximos 3, 6 ou 9 meses, a metodologia cascata será a melhor solução.