O tacômetro, conhecido popularmente pelo nome de taquímetro, é um instrumento muito utilizado na medição do número de rotações de um motor.
Ele também é chamado por outros nomes, como conta-rotações, conta-giros ou conta voltas.
Se você deseja saber mais sobre o que é e como funciona este aparelho, então continue lendo esse post e saiba mais sobre esse assunto!
Entenda o que é o Tacômetro…
O tacômetro é um dispositivo que faz a medição da quantidade de voltas de um determinado eixo. Ao medir o número de rotações, o mesmo também mede a velocidade com a qual o motor gira.
Esse aparelho costuma medir as rotações por minuto, ou seja, é um dispositivo bem preciso. Para que a medição seja realizada de maneira bem simples, o tacômetro expressa a sua unidade de frequência multiplicada por 1000.
Abaixo imagem de um Tacômetro Analógico.
Onde o tacômetro pode ser usado?
O tacômetro é um instrumento muito utilizado em automóveis. Na maioria das vezes, o painel do tacômetro já indica todas as informações necessárias ao usuário.
Através desse equipamento é possível saber qual é a rotação e esforço do motor do seu veículo. Por esses motivos, o tacômetro é uma ferramenta extremamente útil.
O display do tacômetro, por exemplo, vai indicar a rotação do motor. Por isso, deve-se verificar a velocidade da rotação do eixo, pois ela pode ser perigosa para a marcha e o motor do carro.
Todo o profissional de elétrica ou manutenção em algum momento precisou saber a real velocidade de rotação de um motor, seja de uma máquina ou até mesmo de um veículo, seja para determinar ou verificar alguma característica do equipamento ou circuito.
O tacômetro existe justamente para facilitar a vida desses profissionais que precisam verificar motores e demais equipamentos automobilísticos.
Como o Tacômetro funciona?
Este aparelho serve para medir a velocidade, movimento e distância de qualquer objeto que esteja a uma distância de até 1000 metros. É um excelente equipamento para descobrir a velocidade de veículos em movimentos.
É assim que funcionam os radares nas rodovias do país. Quando o seu carro passa por um desses dispositivos, a velocidade do seu veículo é registrada.
Esse aparelho trabalha fazendo a medição de fenômenos repetitivos, ou seja, oscilações mecânicas, vibrações, entre outras situações relacionadas ao funcionamento do motor. Geralmente, a alimentação dele é realizada a partir de uma fonte de 12V.
O circuito de funcionamento do tacômetro atua de uma maneira lógica, produzindo pulsos na saída com duração constante, analisando todo o funcionamento do circuito em si.
Sendo assim, o tacômetro é utilizado em aplicações simples, tais como geradores, tendo a função de descobrir a localização do mau funcionamento em determinados eixos que precisam de calibração.
Nas indústria, esse aparelho é muito utilizado para fazer aferições em motores elétricos, máquinas da empresa, ou no sistema de algum maquinário, principalmente pelo o setor de manutenção.