DRP ou DRP II podem ser usados para construir uma rede de distribuição. DRPou seja, planejar as necessidades de distribuição, é o método básico de planejamento. É utilizado para desenvolver necessidades em cada nível da rede de distribuição, bem como para planejar o transporte dentro dela. Baseia-se em previsões de vendas em determinadas unidades organizacionais, como uma loja ou centro de distribuição.
Por outro lado DRP II é uma extensão que permite ainda ter em conta os recursos necessários à distribuição – como meios de transporte ou mão-de-obra. Ferramentas de TI, por exemplo Sistema ERP habilite o uso de DRP e DRP II.
Este software suporta os modelos acima, incluindo: porque armazena todas as informações necessárias para determinar quando encomendar mercadorias de um fornecedor para que sejam entregues antes que o estoque restante se esgote.
Vale a pena usar DRP e DRP II com suporte ERP pois dessa forma é possível facilitar o planejamento preciso dos recursos de distribuição. Esses métodos permitem um melhor atendimento ao cliente e custos de transporte reduzidos.
Minimizam o risco de esgotamento de estoque antes da entrega, podendo ainda contar com um módulo relacionado a atividades de marketing que visa engajar o destinatário. A automação da maioria dos processos também ajuda a eliminar erros, o que se traduz em muitas economias.