Se você está procurando maneiras de tornar as empresas mais dispostas a comprar em sua plataforma, vale a pena considerar como tornar isso mais fácil para elas. Levando em consideração o relatório do estudo citado anteriormente, você já sabe qual é o maior problema que o setor enfrenta.
Portanto, os problemas de experiência do usuário no site mencionados acima devem ser resolvidos primeiro. Uma política consistente de devoluções e promoções, descrições e fotos detalhadas dos produtos, bem como maior segurança nas transações – essas são as coisas mais importantes a serem observadas.
Construir relacionamentos com o cliente é igualmente importante. Ofertas adaptadas às suas necessidades, ou sugestões de produtos com base no seu histórico de compras, além de um gerente de conta – essa é uma boa forma de fazer com que o comprador fique mais tempo com você. Este relacionamento é especialmente importante no caso de clientes B2B. As empresas procuram poupanças e as ofertas mais interessantes, por isso cuidar da relação com elas permite aumentar a sua fidelização.
Também é uma boa prática comunicar aos clientes informações relacionadas à segurança das transações em sua loja. Você pode fazer isso, por exemplo, por meio de uma campanha de sensibilização dos usuários sobre tentativas de phishing, além de conscientizá-los sobre como você protege sua plataforma de comércio eletrônico B2B contra ataques cibernéticos. Aumentar a confiança do usuário ajudará a encorajar aqueles que ainda não usaram sua oferta online devido a essas preocupações.
Como pode ser verificado na pesquisa realizada pela Marketplanet, as empresas apreciam os benefícios deste canal de vendas. No entanto, as plataformas de comércio eletrônico B2B ainda têm um longo caminho a percorrer para se equiparar ao B2C. Agora que você sabe o que impede os usuários de fazer compras comerciais neste canal, pode considerar quais mudanças devem ser implementadas em sua loja online.