A profissão Engenheiro Aeronáutico é do ramo que se atrela com os projetos e com a manutenção de aeronaves, além de ser a responsável pelo gerenciamento de atividades aeroespaciais. Essa engenharia é também considerada uma área de estudo complexa, uma vez que envolve o estudo de projeto de aeronaves, manutenção, certificação de aeronavegabilidade e áreas científicas.
Entre os conhecimentos atrelados à Engenharia Aeronáutica estão cálculo, geometria analítica, álgebra, equação diferencial ordinária, física, química, eletricidade e magnetismo, estatística e dinâmica. Relacionada a essa área do conhecimento estão ainda, aeroelasticidade, aerodinâmica, estabilidade e controle, bem como desempenho e manutenção de aeronaves, mecânica de estruturas e materiais de construção aeronáutica.
Atribuições da profissão engenheiro aeronáutico
O profissional formado em Engenharia Aeronáutica atua com os projetos e com a fase de construção de todos os tipos de aeronave, entre elas, estão os aviões, helicópteros, foguetes e satélites. Além disso, esse engenheiro é uma peça chave para a segurança de qualquer voo, uma vez que ele é responsável também por todo o processo de manutenção das naves.
Isso significa que esse engenheiro deve realizar reparos nas aeronaves e periodicamente realizar inspeções na estrutura e nos equipamentos, como asas, motores e fuselagem. O especialista também se ocupa dos sensores e instrumentos de controle. Assim como fabrica aviões, o engenheiro aeronáutico também pode gerenciar obras e serviços ligados à infraestrutura aeronáutica, como a construção de aeroportos, o planejamento de linhas e o gerenciamento de tráfego aéreo.
Quando trabalha na fabricação de aeronaves, o engenheiro aeronáutico se envolve em todas as fases de um projeto, desde a especificação de materiais e componentes até a manutenção de aeronaves. Para tanto, deve se deter a ensaios de componentes estruturais, aerodinâmicos, de especificação de motores e de voo.Outras funções desse profissional é projetar os sistemas de controle e de simuladores, bem como fazer a especificação de sistemas eletromecânicos e eletrônicos que compõem a aeronave.
Mercado de trabalho para o engenheiro aeronáutico
Hoje em dia, pode-se dizer que o mercado de trabalho para o engenheiro aeronáutico está em pleno emprego. Isso quer dizer que todos os profissionais da área estão empregados, uma vez que no Brasil as entidades educacionais que oferecem a graduação de Engenharia Aeronáutica não formam profissionais o bastante.
Ou seja, atualmente, concluem o curso somente menos da metade do número de engenheiros aeronáuticos que o país precisa para atuarem na área. Além disso, as crises na economia mundial interferem diretamente no mercado de trabalho desse engenheiro, porque a sua área de atuação está atrelada à exportação de aeronaves. No entanto, a perspectiva é de melhorar nos próximos anos, já que no Brasil ocorre o aumento do uso do transporte aéreo, outra boa notícia é que a Helibras, fabricante nacional de helicópteros, está ampliando as suas atividades.
Além disso, a Embraer instalou um novo escritório de projetos em Belo Horizonte, Minas Gerais, e foi criado um polo aeronáutico no mesmo estado. Um dos melhores locais para encontrar boas oportunidades, entretanto, é ainda a capital de São Paulo, onde existe uma significativa frota de helicópteros.
Vantagens e desvantagens da carreira
Enquanto a vantagem principal para os engenheiros aeronáuticos está no fato da falta de profissionais capacitados, o que seria garantia de emprego, a desvantagem em potencial são as poucas vagas que as universidades disponibilizam. Também são poucas as universidades que ministram o curso, uma vez que faltam professores capacitados.
Por outro lado, quem se forma no Brasil tem chances de conseguir boas oportunidades no exterior. Quem gosta de viajar também encontra outras vantagens na profissão, como a necessidade de ter disponibilidade para sair do país, sendo que é importante dominar com fluência o idioma inglês.