Em meio à crise que o país enfrenta muitos profissionais perderam o emprego este ano. No entanto, 2017 pode chegar com novas expectativas e perspectivas em relação ao mercado de trabalho. Algumas áreas serão destaques no ano que se aproxima, de acordo com uma pesquisa realizada pelo site Catho – divulgada pelo portal Info Money = que selecionou as oito áreas que serão tendência no mercado profissional a partir do ano que vem.
Segundo o estudo, conforme movimento de mercado, é possível notar oportunidades de ascensão em algumas áreas. As selecionadas, no geral, são profissões relacionada a tecnologia e suas demandas que com a crise passaram a ter maior visibilidade.
Confira quais são:
Tecnologia da informação: os profissionais dessa área são sempre necessários, já que o mercado demanda sempre de soluções e recursos tecnológicos para o aprimoramento de processos e rotinas corporativas.
Profissionais de big data: diante da superlotação de dados e informações, as empresas precisarão de profissionais que façam a análise estratégica de todo esse conteúdo que muito fala a respeito do consumidor e reações do mercado para apoiar no desenvolvimento de melhorias e no posicionamento empresarial.
Engenharia com foco em agronegócios: devido a modernização do Agronegócio, os setores de Agronomia, Aquicultura, Agrimensura, Ambiental, Florestal e de Pesca ganham destaque no mercado no próximo ano. Não apenas para ajudar a aumentar a produção de alimentos – hoje mais voltada a produtos orgânicos -, mas também para garantir a preservação dos recursos naturais.
Engenharia de inovação: pela amplitude de atender a diversas áreas de atuação, essa área que visa a identificação, estruturação e solução de demandas de inovação para diferentes segmentos já vem sendo necessária, e apresenta expectativa de ganhar mais força a partir de 2017.
Gestão de resíduos: diante de um cenário de população que só cresce, é necessário cuidar do meio ambiente e o profissional habilitado para trabalhar com resíduos sólidos, tratamento de água, esgoto, destinação correta do lixo, reciclagem e limpeza urbana, possivelmente ganhará destaque.
Curadoria de conteúdo digital: com a avalanche de conteúdo disponível na internet e o pouco tempo para gerenciar tudo isso, profissionais dessa área tendem a ganhar espaço para executar o papel de organizador, evitando que informações se percam em meio a dados não tão relevantes ou relacionados.
Especialista em cloud computing: com o armazenamento de dados em nuvem se popularizando – o que facilita o acesso de informações em qualquer lugar – cria-se a expectativa que a propagação inevitável desse serviço exija mais profissionais para o atendimento das demandas.
Gestão de marketing para e-commerce: estima-se que com a tendenciosa comercialização de produtos pela internet já iniciada e positivamente reconhecida, tenhamos nos próximos anos mais companhias se voltem a esse tipo de negócio, gerando a necessidade de captação de novas frentes de trabalho no segmento.
As informações são do site Convergência Digital