software MES para gestão de produção é diferente sistema de Execução de ManufaturaAquilo é Sistema de Execução de Produção. Fornece muitas informações úteis e permite gerir eficazmente o processo produtivo, desde que seja moderno, adaptado às necessidades de uma determinada empresa, bem como à realidade do mercado moderno. Mas quando você precisa implementar um novo software e como reconhecer que sua empresa exige isso? Nós encorajamos você a ler e aprender informações mais detalhadas.
O que é software MES?
O software MES é um sistema de TI, cuja história remonta à década de 1990. Desenvolveu-se com base em outros programas, incluindo soluções MRP que monitorizavam o fluxo de materiais transportados para as fábricas nas décadas de 1960 e 1970.
No entanto, com o tempo, tais soluções tornaram-se cada vez mais flexíveis e avançadas para satisfazer as necessidades de empresas cada vez mais modernas. Hoje software para produção BAGUNÇA portanto, permite, acima de tudo, ler os dados de produção em tempo real e assim otimizar o trabalho da equipe e dos processosao mesmo tempo que aumenta a rentabilidade da entidade.
No entanto, nem todos os sistemas MES proporcionam os mesmos benefícios: muitas empresas utilizam sistemas desatualizados e ineficazes, que – em vez de influenciarem positivamente os processos internos – são problemáticos em si. Em alguma fase do desenvolvimento da empresa, uma mudança pode ser necessária.
Pelo que o software MES é mais frequentemente responsável?
Um bom software MES deve ter diversas funcionalidades. Como o próprio nome sugere, o objetivo principal é gerir o processo produtivo com base nas informações coletadas, o que é realizado em diversos níveis.
1. As empresas utilizam software MES para planejamento de produção.
Os tipos mais modernos de tais sistemas permitem, é claro, fazer isso para muitas máquinas e linhas de produção diferentes, todas com base na disponibilidade atual de produtos e produtos semiacabados. Isso permite otimizar o processo e aumentar a eficiência do trabalho. Aumentar a eficiência significa maior rentabilidade, algo que as empresas modernas almejam.
2. O software MES permite detectar paradas de produção e suas causas.
Com base nisso, os pontos fracos do processo são verificados e alterados para melhorar a eficiência operacional. Tudo isso novamente em benefício das finanças.
3. O software MES permite o monitoramento contínuo do custo de produção de cada elemento.
Tudo isto graças aos dados recolhidos relativos ao tempo de produção, à quantidade de matéria-prima utilizada e ao seu preço de compra. Graças a essas informações, você pode ter certeza de que a política de preços da empresa é competitiva e modificá-la de acordo com as necessidades atuais.
4. A implementação do software MES permite monitorar a eficiência de seus funcionários.
Tudo isso se baseia na comparação do tempo de produção real com o planejado. Com base nisso, a empresa pode implementar treinamento adicional e identificar outras áreas que dificultam o desempenho ideal dos funcionários.
5. Graças ao sistema avançado de relatórios, o MES dá acesso a dados históricos.
Isto permite comparar os ciclos produtivos da empresa e implementar ações adequadas, também no domínio da reestruturação de processos.
Claro, pode haver muito mais funcionalidades do software MES. Portanto, caso o utilizado atualmente não atenda aos objetivos acima, pode ser necessário alterá-lo. Uma mudança que lhe permitirá enfrentar a turbulenta indústria, que atualmente inclui, entre outros: colapso das cadeias de abastecimento, bem como aumentos drásticos nos custos de produção.
Sistema MES – como funciona na prática na produção?
Quer saber como um software MES pode impactar de forma prática o funcionamento da sua empresa? Coletamos alguns exemplos para você abaixo.
Monitoramento de máquinas e linhas de produção
O sistema MES pode exibir em tempo real status das máquinas, por exemplo, sua eficiência, tempo de operação, consumo de energia, taxa de falhas. Isto permite identificação rápida problemas e tomar ações preventivas, por exemplo, em caso de queda no desempenho ou risco de falha. Se houver algum problema, você verá rapidamente alertas gerados automaticamente sobre parâmetros operacionais incorretos de máquinas.
Exemplo:
Numa fábrica de móveis, o sistema MES monitora o funcionamento das máquinas de corte de madeira. O sistema avisa o operador sobre o desgaste da lâmina, o que permite que ela seja substituída antes de falhas e paradas da máquina. Você economiza tempo e recursos!
Gerenciamento de ordens de produção
O software MES permite acompanhar o andamento das ordens de produção em todas as etapas. Graças a isso, você não perde tempo verificando informações sobre a disponibilidade de materiais, o tempo de execução das operações individuais, o avanço da produção e os prazos: você encontra tudo em um só lugar. Isto permite otimização do planejamento da produção e minimizando o tempo de processamento de pedidos.
Exemplo:
Numa empresa de vestuário, um sistema MES devidamente implementado permitirá acompanhar o andamento dos pedidos, levando em consideração as etapas individuais da produção, desde o corte dos tecidos até a costura e embalagem. Graças a isso, você ganha mais controle sobre o que está acontecendo na empresa.
Otimização do fluxo de materiais
Você sabia que o sistema MES pode rastrear o fluxo de materiais ao longo de todo o processo produtivo? Mencionamos anteriormente que ele é capaz de fornecer informações sobre a falta de recursos, mas isso não é tudo. Também permite identificação de inventário e otimizando seu nível. Além disso, o sistema também pode sugerir os melhores caminhos para transporte de materiais a fim de encurtar o tempo de implementação e reduzir custos.
Exemplo:
Numa empresa de fabrico de eletrónica, o sistema MES permite acompanhar o consumo de componentes e encomendá-los automaticamente no momento e na quantidade certa – se no período anterior o número encomendado era muito pequeno/grande, é capaz de ter isso em conta .
Controle de qualidade
O sistema MES pode coletar dados sobre os parâmetros do processo produtivo e a qualidade dos produtos fabricados, graças aos quais a empresa consegue detectar defeitos numa fase inicial de produção e tomar medidas apropriadas para reduzir perdas. O sistema também pode gerar relatórios sobre a qualidade da produção, o que ajuda a identificar áreas que necessitam de melhorias.
Exemplo:
Numa empresa produtora de alimentos, o sistema MES permite controlar o funcionamento das máquinas e monitorar o produto que está sendo produzido, para que em caso de falha ou erro a empresa não perca todo o lote.
Comunicação mais fácil na produção
Procura um sistema que também sirva de plataforma de comunicação entre vários departamentos da empresa, por exemplo, produção, armazém, manutenção e controlo de qualidade? O software MES é a escolha para você. Permite que você intercâmbio de informações sobre o estado atual da produção, problemas e soluções. O sistema também pode automatizar o fluxo de informaçõespor exemplo, enviando alertas sobre falhas para as pessoas apropriadas.
Exemplo:
O sistema MES permite que os funcionários do departamento de manutenção monitorem constantemente o estado das máquinas e respondam a falhas, tomando as medidas adequadas de forma mais rápida e eficiente.
Para quem se destina o sistema MES e em que áreas será útil?
O sistema MES é uma solução dedicada a empresas de manufatura que desejam otimizar e melhorar seus processos. Funcionará bem em empresas com diversos graus de automação devido à sua escalabilidade.
Quais são os benefícios de implementar um sistema MES na prática?
Agora vamos te contar porque vale a pena implementar um software MES na sua empresa. Sobre tudo:
- O sistema MES auxilia no planejamento e acompanhamento das ordens de produção, otimizando o uso de máquinas e materiais.
- Ele permite monitorar o progresso da produção em tempo real e identificar possíveis problemas.
- O software MES apoia a qualidade do produto coletando dados sobre parâmetros do processo de produção e identificando defeitos em um estágio inicial.
- Ele permite analisar dados e identificar áreas que necessitam de melhorias.
- Ajuda a monitorar a condição de máquinas e equipamentos, prever falhas e planejar atividades de manutenção.
- Ele permite que você responda rapidamente a falhas e minimize o tempo de inatividade.
- Ajuda na gestão de armazéns – desde os níveis de stock até às encomendas.
- Permite uma melhor coordenação entre produção e armazém e muito mais.
Quando é necessário trocar o software MES?
Claro, existem diferentes disponíveis no mercado sistemas integrados de gerenciamento de produção. A difícil situação dos empresários também os leva a questionar se Você tem certeza de que o software MES usado atualmente é eficaz?. Como reconhecer que é preciso mudar isso? Que fatores são cruciais neste caso? Como apresentaremos a seguir, trata-se de três grupos principais relacionados ao ambiente da empresa e ao seu interior, bem como ao próprio sistema.
Fatores relacionados ao ambiente da empresa
Os fatores relacionados ao meio ambiente da empresa incluem principalmente os custos das matérias-primas. Os preços nos mercados mudam de forma muito dinâmica, o que significa que a empresa deve ser altamente flexível em termos da sua política de preços para se manter competitiva.
Como mencionamos anteriormente, um bom software MES permite monitorar continuamente a lucratividade da produção. Isso permite controlar se a entidade pode contar com lucros com despesas correntes relacionadas à compra de matéria-prima, ou se só pode minimizar perdas em um determinado período.
A mudança também é forçada pelo ambiente cada vez mais competitivo da empresa. Na verdade, a concorrência nas empresas industriais é enorme, independentemente do setor. Daí a busca por inovações e todas as soluções possíveis apoiar a otimização de processos. Também ajuda nisso software MES modernoo que tem um impacto positivo na eficiência da produção em muitos níveis diferentes.
A razão também são regulamentações externas que exigem controle rigoroso do processo de produção. Um exemplo é indústria FMCG regulamentada, que está sujeito a padrões e normas muito rigorosos, tanto sanitários como da UE. Requer não apenas controle de qualidade, mas também rastreamento tecnológico muito preciso (rastreabilidade).
Por esta razão, são necessárias ferramentas especializadas e software MES altamente avançado para supervisionar o processo de produção. É necessário revisão rápida do histórico de um determinado produtodesde o momento da compra da matéria-prima até o recebimento do produto acabado.
A actual realidade económica também quebra da cadeia de abastecimento. Isto foi causado principalmente pela pandemia COVID-19, que resultou num abrandamento global nas entregas devido à suspensão da produção por muitas entidades. Desde então, a realidade económica não regressou ao estado anterior, também como resultado das hostilidades.
Portanto, as empresas ainda precisam enfrentar problemas como: escassez e aumento dos preços das matérias-primas, espaço de armazenamento insuficiente e flutuações nas entregas. A gestão da produção em tal realidade é tão difícil que… sem o software MES moderno torna-se absolutamente impossível. Portanto, se o utilizado atualmente não estiver adaptado aos eventos turbulentos do mercado, definitivamente precisa ser alterado.
Fatores relacionados ao software MES utilizado atualmente
O segundo grupo de fatores que forçam uma mudança no MES são questões relacionadas ao próprio software. Isto diz principalmente respeito à situação em que o sistema não permite a monitorização contínua dos dados e só lhes dá acesso após algum tempo. Este é o domínio de soluções MES desatualizadas e pouco desenvolvidas que já não atendem às necessidades do mercado moderno e muito dinâmico.
Os sistemas MES que são inflexíveis em termos de operação também requerem alterações. Um exemplo são as soluções baseadas no modelo em cascata, que determina com rigor quais fases do processo se sucedem. É muito esquemático, o que infelizmente não funciona na realidade económica actual. O software MES deve ser o mais flexível possível para poder detectar anomalias no processo de produção implementar correções imediatamenteem vez de esperar que as próximas etapas sejam concluídas.
O motivo da mudança do MES também pode ser uma situação em que ele não atende às necessidades de uma empresa que atua em um determinado setor.. Um exemplo é a indústria automotiva, onde o processo produtivo é fragmentado e, portanto, requer um acompanhamento ainda melhor.
Outra questão importante é a integração, que também deverá ser assegurada por um sistema deste tipo. Deveria ser possível com todas as máquinas e sistemas de TI. No entanto, isto requer apoio constante dos engenheiros de gestão de produção. Devem também oferecer suporte técnico no processo de utilização do software e solucionar quaisquer problemas que a empresa possa enfrentar.
Finalmente, não podemos esquecer de si mesma Suporte MES. Se não for intuitivo e complicado, poderá ser impossível utilizar plenamente as capacidades do sistema e os funcionários ficarão relutantes em utilizá-lo. É claro que o treinamento no uso do software MES é sempre necessário. No entanto, se, apesar da sua implementação, o pessoal ainda relatar problemas com as operações diárias, o Sistema de Execução da Produção deve definitivamente ser alterado para uma solução diferente e mais amigável aos funcionários.
Fatores relacionados ao interior da empresa
A alteração do software MES também pode ser necessária devido a fatores internos. Trata-se de questões relacionadas ao funcionamento de uma determinada empresa e quais são suas necessidades.
O primeiro sinal de que uma organização pode precisar mudar seu MES é o desenvolvimento indústria 4.0. Escrevemos mais sobre isso em nosso blog, embora de modo geral pressuponha a implementação de tecnologias como Internet das Coisascoleta de dados em nuvem, bem como soluções de inteligência artificial. Eles também trabalham com software MESdesde que devidamente adaptado para esse fim.
Outro motivo é o desejo de reduzir custos e aumentar a rentabilidade da empresa. Como já mencionamos diversas vezes, o software MES definitivamente ajuda nisso, pois dá acesso a informações muito completas. Infelizmente, nem todos eles são igualmente valiosos neste aspecto. Portanto, é necessário verificar quais capacidades são fornecidas pelo sistema atualmente utilizado e quais são fornecidas pelas soluções modernas, como o sistema de gestão de produção MES.
A força motriz da mudança é também a procura de recursos não utilizados, e não apenas quando se trata de matérias-primas para a produção. Avançado software MES permite detectar não só perdas materiais, mas também, por exemplo, oportunidades de otimização em termos da eficiência dos seus colaboradores. No entanto, trata-se de todos os recursos e processos que estão sujeitos a planejamento e terminam com relatórios. Um exemplo é o transporte interno, que, graças a uma otimização adequada, consegue agilizar o processo produtivo e assim produzir mais em menos tempo, claro que com lucro para a entidade.
O próximo motivo que deve encorajar a mudança sistema de gerenciamento de produção É uma situação em que existem diferentes equipes ou linhas de produção dentro da empresa, e uma delas é líder em termos de eficiência. É claro que nem sempre está disponível uma comparação abrangente, pois diferentes linhas de produção podem lidar com elementos completamente diferentes do processo. No entanto, existem alguns aspectos possível comparar e ao que parece, o software MES moderno também permite detectá-los.
Quando devo alterar o Sistema de Execução da Produção? Claro, quando não for mais desenvolvido e suportado tecnologicamente pela empresa que o criou. As empresas modernas não podem permitir-se que o seu sistema MES não seja apoiado e melhorado. As inovações nesta área aparecem constantemente e só graças à atualização constante você pode ter certeza de que o software permanecerá adequado às necessidades atuais do mercado e aos desafios emergentes. Portanto, o sistema deve ser flexível e permitir a fácil implementação de tais mudanças.
Como você pode ver claramente, a resposta à pergunta quando implementar um novo software MES é multithread. Como você pode ver, existem muitos motivos para fazer isso e é necessário considerar cada um deles. Acontece que a rentabilidade da empresa e se ela será capaz de enfrentar a concorrência no setor e neutralizar a turbulência do mercado podem depender disso. Se você precisar de tal sistema, entre em contato conosco para discutir os detalhes da solução que podemos oferecer.
Como começar a implementar um sistema MES?
Você já sabe disso software MES esta solução é para você? É hora de implementar. É claro que esse é um processo bastante complexo, mas com o suporte adequado do fabricante de determinado software, você conseguirá fazê-lo sem prejudicar o funcionamento da empresa.
Comece definindo seus objetivos e necessidades: defina quais problemas você quer resolver com o sistema MES? O que é absolutamente mais importante para você em termos de recursos e benefícios?
Considere seu orçamento. Pense nos custos e no retorno desse investimento. Então dê uma olhada no mercado de soluções MES: algum software chama especialmente sua atenção? Se sim, por quê? Compare os recursos e capacidades de diferentes sistemas para ter certeza de escolher o melhor.