“Radiador” é o nome dado para equipamentos que realizam a troca de calor entre o ar e alguma outra substância, geralmente líquidos, presentes em um sistema fechado. O núcleo do radiador possui diversos canais, com formato de colmeia ou tubos, que possibilitam a passagem do ar. O formato do radiador tem relação direta com sua eficácia: quanto maior a região de contato do equipamento com o ar, mais rápida será a troca de calor.
A passagem do ar tem como objetivo resfriar o calor do chamado líquido de arrefecimento, que, por sua vez, também retirou o calor de outros equipamentos. Em alguns modelos de radiadores, são utilizadas ventoinhas para promover o esfriamento do líquido. No caso de automóveis, há uma utilização conjunta de ventoinhas e do próprio ar que entra no sistema enquanto o veículo está em movimento.
O chamado radiador de arrefecimento é o modelo mais conhecido do equipamento atualmente, sendo utilizado em todos os carros refrigerados a água. Este tipo de radiador é instalado na parte frontal do veículo e conectado ao motor por cabos. Este sistema fechado se utiliza de uma mistura de água com aditivos, que se aquece devido à atividade do motor.
Outro modelo um pouco menos utilizado é o radiador de óleo.
Seu funcionamento é parecido com o radiador de arrefecimento, entretanto, este equipamento é utilizado em veículos para arrefecer o óleo do cárter ou o fluído da transmissão. Para a temperatura interna dos veículos, pode ser utilizado o chamado radiador de climatização, que se localiza no painel do carro. Este radiador pode tanto ser utilizado para aquecer o interior do carro como para resfriá-lo. Para o aquecimento, o radiador de climatização se utiliza do próprio líquido do radiador do automóvel. Para reduzir a temperatura interna, por sua vez, utiliza gases específicos. Por fim, há o chamado intercooler. Trata-se de um radiador muito utilizado em carros turbinados. O objetivo do intercooler é acelerar o torque.
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Aditivos
Em veículos antigos, o sistema de funcionamento do radiador era mais simples: a água passava por dentro do motor através de túneis, absorvendo o calor. Depois, o radiador resfriava o líquido com ventoinhas e o ar gerado pelo movimento. Hoje, entretanto, os motores têm maior eficiência quando estão com uma temperatura entre 115 e 135 graus. Isso gera um problema, pois a água começa a ferver quando chega aos 100 graus. Desta forma, começaram a ser utilizados os aditivos, que aumentam o ponto de ebulição do líquido.
As informações relativas aos aditivos ideais para o motor de seu carro estão disponíveis no manual do veículo. É importante ressaltar que a água utilizada no radiador não é a mesma que consumimos diariamente. O ideal é utilizar a chamada água deionizada, também conhecida como “água de bateria”. Este produto tem propriedades que ajudam a evitar a corrosão dos componentes. Em relação à escolha dos aditivos, é importante seguir a recomendação dos fabricantes de radiadores. Muitos deles, inclusive, disponibilizam no mercado seus próprios aditivos. As montadoras também adotam esta prática.