A fronteira entre o departamento de recursos humanos e o RH está ligada a muitos processos que exigem grande precisão na organização e sincronização da documentação dos funcionários. Enquanto os especialistas de RH tentam tornar o recrutamento mais atraente, as equipes de RH trabalham na otimização que reduzirá o tempo da maioria dos processos e melhorará a eficiência.
Robotização nos recursos humanos – o que pode um robô fazer?
Os processos de RH são principalmente relatórios, e o robô do departamento de RH da Impel Business Solutions é responsável por reportar e enviar relatórios ao cliente. São relatados os seguintes:
- acordos de emprego e uma lista de empregados empregados e demitidos em um determinado mês civil
- datas de vencimento de exames médicos, certificados de invalidez, contratos de trabalho
- folhas de férias usadas e a serem usadas
- estatísticas e indicadores de deficiência e outras informações importantes para os clientes sobre subsídios
A robotização nos recursos humanos também significa delegar tarefas relacionadas com a geração, download e salvamento de documentos de aplicação ZUS a um robô. Simplificando, estes são formulários disponíveis no programa Płatnik, ou seja, ZUS ZUA ZWUA, ZCNA. Antes da robotização, esta tarefa consumia muito tempo para os colaboradores e, ao mesmo tempo, era muito importante para a organização.
Benefícios da robotização em recursos humanos
A robotização nos recursos humanos significa, acima de tudo, segurança no cumprimento de prazos. Uma ferramenta como um robô funciona de zero a um – funciona em dias designados, independentemente de feriados, licenças médicas ou feriados.
Executa a sua tarefa no dia programado e de acordo com o princípio que for mais conveniente para o cliente. Classifica por número MPK, ordem de controle ou outra variável que seja importante para um determinado cliente.
A geração e envio de relatórios pelo robô aumentou a atenção à segurança dos dados. Foi introduzida a senha dos relatórios enviados por e-mail. As senhas são transferidas para outra fonte de comunicação – geralmente um SMS para o número de telefone fornecido. Graças a isso, evitamos o vazamento de dados pessoais. Os relatórios são enviados a pessoas designadas pelo cliente como único e adequado destinatário dos dados pessoais.
A poupança de tempo permitiu libertar espaço para tarefas de controlo e outras muito mais ambiciosas, bem como um maior envolvimento dos colaboradores em processos-chave. Graças a isso, cada cliente recebe de nós a máxima atenção na execução dos pedidos, o que se traduz em satisfação mútua.
Gestão correta e eficiente da área de RH e folha de pagamento
Um cliente que decide terceirizar relatórios como parte dos processos de RH espera dados sintéticos. Além disso, os dados devem ser fornecidos em tempo útil e com a melhor qualidade. As organizações que utilizam a robotização nesta área podem garantir um layout uniforme dos relatórios. Eles também são transparentes e contêm apenas os dados necessários ao cliente.
A padronização desses dados permite fundi-los ou dividi-los, tirando conclusões e analisando-os. O robô gera relatórios todos os meses no mesmo layout. Isso definitivamente torna mais fácil combiná-los cumulativamente e posteriormente interpretar os dados. Isto não só facilita o trabalho nas estruturas de recursos humanos, mas também se traduz numa gestão eficiente de todo o empreendimento.