
Todo mundo que faz um investimento espera um retorno, não é mesmo? E, sem calculá-lo as chances do investimento não dar certo é muito alta. O ROI (Retorno Sobre Investimento) é um indicador muito utilizado no mundo dos negócios, porque é um parâmetro essencial para analisar o retorno sobre qualquer tipo de investimento, desde um projeto de pesquisa tecnológica, uma campanha de marketing, a compra de uma nova máquina ou até mesmo a aquisição de um novo título de renda.
Na prática, o ROI mostra quanto a empresa ganhou ou perdeu em relação ao que investiu. Os resultados obtidos através do cálculo servem para avaliar, por exemplo, como investimentos em marketing contribuem para os resultados da empresa e identificar o prazo do retorno financeiro dessas iniciativas.
Além disso, modificar metas comerciais para resultados mais realistas, motivar mais a equipe e proporcionar aumento nas vendas e lucros, bem como corte de despesas desnecessárias, são consequências de calcular o ROI regularmente. Originalmente usada na área de finanças, a taxa ROI é hoje muito utilizada para avaliar investimentos ligados ao marketing e publicidade.
Como calcular o ROI
Agora que você já sabe o que é ROI, chegou a hora de calculá-lo. Não é nenhum bicho de sete cabeças. Você só precisa pegar o ganho obtido, subtrair pelo investimento e dividir o resultado, também, pelo investimento inicial. Simples, não é mesmo? Veja então uma ilustração da fórmula abaixo.
Exemplo:
Vamos supor que você tenha feito o investimento para captar leads em um evento sobre seu segmento e isso tenha custado R$ 3 mil. Nesse evento você conquistou clientes que geraram um lucro de R$ 15 mil para a empresa. Neste caso, a “fórmula” seria:
O valor do seu ROI é 4. O que significa que seu ganho foi quatro vezes maior que o seu investimento nesse evento.
Algumas pessoas preferem ver esse resultado em percentual porque o ROI não possui unidade de medida. Para isso, é só multiplicar o valor obtido na conta final do ROI por 100. O cálculo, neste caso, seria a seguinte:
Isso significa que sua receita foi 400% maior que o investimento nessa ação. A partir desses resultados você consegue analisar se vale a pena continuar apostando nesse ou não nesse modelo de promoção.
Por que é tão importante calcular o ROI
Parâmetros. Essa é a melhor palavra para explicar por que calcular o retorno sobre investimento é tão importante. Por meio dele, você consegue parametrizar os seus resultados e melhorar ou otimizar ainda mais sua gestão de projetos. E por ser uma métrica que abrange todas as áreas da empresa, ela é a melhor opção para isso.
Através dela você consegue:
- Mapear quais são as principais fontes de obtenção de resultados positivos;
- Mensurar o tempo de retorno dos investimentos, já que cada projeto tem uma curva própria de cada um;
- Traçar melhores metas e planejamentos para cada ação baseados em resultados obtidos;
- Otimizar o retorno dos lucros;
- Identificar, no caso de ações de marketing, os canais mais efetivos para investir.