Um sistema eletromecânico ativo criado pela Schaeffler para controle de rolagem foi premiado na edição de 2016 do Prêmio de Inovação da Alemanha, na categoria Grandes Empresas em cerimônia realizada em Munique no início deste mês. A tecnologia ajusta o chassi em qualquer situação de condução e absorve irregularidades da estrada, minimizando os movimentos torcionais do veículo.
A inovação ajuda a reduzir o consumo de combustível e as emissões em comparação com sistemas hidráulicos, além de simplificar a montagem do veículo nas montadoras.
“A Schaeffler tem uma tradição de ser a empresa mais inovadora na Alemanha. Isto também está documentado pelos últimos números, com mais de 2.300 pedidos de patentes em 2015. O sistema de controle eletromecânico de rolagem convenceu o Comitê de Prêmios de Inovação Alemão, sobre nossa capacidade de inovação. O produto aumenta a gama de atuadores eletromecânicos da Schaeffler, que fornecem significativas contribuições para a potência e eficiência dos automóveis”, declarou Peter Pleus, CEO da Schaeffler Automotive.
O sistema eletromecânico consiste em um redutor e um motor de controle com um sistema eletrônico e um sensor integrado. O motor de controle, com uma caixa de redução, contendo três conjuntos de planetárias, de alta relação de redução, torce as duas metades do conjunto de controle de rolagem, em sentidos opostos, produzindo um torque de efeito estabilizador sobre o chassis do veículo. O torque é medido por meio de um sensor de torque sem contato e utilizado para regular o atuador. Para aumentar o conforto, a solução da Schaeffler também inclui um elemento de desacoplamento, feito de elastômero de alta resistência. A transmissão rápida de dados e a arquitetura do software permite que o sistema seja utilizado em conectividade com outros programas de controle de dirigibilidade.
Ao contrário dos sistemas hidráulicos, o controle eletromecânico de rolagem somente utiliza energia elétrica conforme sua necessidade: o motor elétrico, que consome energia somente quando o atuador oscilante gira, gerando, com isso, o torque. Apenas uma parte relativamente baixa da perda eléctrica (resistência) tem de ser compensada para manter o torque.
Duas linhas de produção da Schaeffler em Schweinfurt, na Alemanha, fabricam o novo sistema. As instalações têm um design modular de acordo com os critérios da Indústria 4.0, que permitirá que lançamentos futuros do produto e que futuras gerações desenvolvidas desta tecnologia possam ser integradas sem problemas.
Fonte: Automotive Business