O aumento da inflação afecta todas as áreas do nosso funcionamento – afecta consumidores e empresários. O aumento dos preços também pode se traduzir em mudanças nas regulamentações legais. Um exemplo é o trabalho sobre o Código Penal e o Código de Pequenos Delitos.
Os novos regulamentos pretendem aumentar o limite financeiro, altura em que o roubo deixa de ser considerado uma contravenção e se torna um crime. Tais mudanças representam um problema significativo para o comércio, especialmente porque os furtos em lojas estão a tornar-se cada vez mais comuns. Para o setor retalhista, isto significa prestar ainda mais atenção ao papel da proteção, mas também procurar soluções adequadas.
Segundo dados da Delegacia de Polícia, o número de furtos em lojas foi quase 5 mil maior em 2021 em relação ao ano anterior. Diante desses dados, vale atenção especial para garantir a segurança nas lojas e shopping centers.
Segurança física ou monitoramento de vídeo no setor varejista?
Os shopping centers e até mesmo as pequenas lojas de hoje se beneficiam monitoramento de vídeo. São sistemas de CFTV instalados em uma determinada instalação ou instalação. Vemos funcionários de segurança com menos frequência nas lojas. Eles atuam em ciclos mensais ou quinzenais em postos preventivos ou são totalmente substituídos pelo sistema de monitoramento.
Há apenas dois anos, os seguranças estavam presentes nas lojas de bricolagem 24 horas por dia, incluindo: devido à necessidade de proteger armazéns externos durante a noite. Os sistemas de visão atuais são tão avançados que substituem os trabalhadores de segurança também em supermercados e armazéns de construção.
O serviço de segurança consiste então na monitorização remota através de análise comportamental e videovigilância, e se, por exemplo, for registado um incidente de roubo, é chamado um grupo de intervenção.
O papel da segurança nos centros comerciais
A redução do emprego do pessoal de segurança nas lojas envolve cálculo de custos e análise de risco. Em vez de reduzir a segurança física, os gestores das lojas estão a expandir os sistemas de monitorização por vídeo. Por outro lado, este tipo de alterações não se aplica a grandes instalações comerciais que são visitadas diariamente por milhares de clientes.
Monitorização de vídeo – apoio na gestão de centros comerciais
No caso de shopping centers, um sistema de monitoramento por vídeo permite não apenas detectar e impedir incidentes de roubo. Também permite medir o fluxo de clientes dentro da instalação. Os gestores de shopping centers já utilizam a análise desses dados há muitos anos.
Eles permitem relatórios das atividades diárias dentro das instalações para os inquilinos. Lojas localizadas em shoppings ou centros comerciais com alto fluxo de visitantes podem contar com um número suficiente de clientes e, portanto, com vendas satisfatórias.
Um sistema de monitoramento profissional é uma excelente ferramenta de apoio ao seu negócio e pode ajudar a proporcionar aos clientes uma experiência de compra positiva. Um exemplo de utilização da função de contagem é apoiar o gerenciamento de filas de checkout em lojas de grande formato. Esses tipos de estabelecimentos não mantêm suas caixas registradoras sempre lotadas. Quando o sistema de monitoramento registra a formação de filas e o descarregamento lento, os caixas são chamados para abrir as caixas subsequentes.
Eficiência dos sistemas de monitoramento
Para que os sistemas de monitoramento de vídeo funcionem de forma eficiente, eles devem passar por manutenção regularmente. Também é necessário conectá-los a uma central que integre todas as informações sobre denúncias cadastradas e gerencie os serviços de segurança.
A tarefa de tal unidade é tomar medidas em resposta aos eventos detectados e coordenar as atividades operacionais. Graças a isso, quando uma ameaça ou falha de segurança é registrada na instalação monitorada, a segurança, os serviços apropriados ou o serviço técnico são imediatamente acionados.
Combinar as funções de serviços de segurança com suporte técnico é uma solução cada vez mais comum em grandes instalações. A integração de serviços em uma única instalação permite não apenas economia de custos e de tempo. Também se traduz na otimização do próprio serviço e na operação mais eficiente das instalações.