Cada vez mais, as empresas têm optado pela expansão do negócio através do modelo de franquia. Contudo, por mais que pareça um processo simples e bastante flexível, não serve para todas as marcas. Por isso, antes de tomar essa decisão é importante avaliar a viabilidade do negócio como franquia e o que é necessário para prepará-lo para a expansão.
Geralmente, a melhor forma de ter um diagnóstico preciso sobre essa possibilidade é investindo em uma consultoria especializada no processo. Mas, existem alguns fatores estratégicos e operacionais que você pode começar a avaliar agora mesmo para saber se o seu negócio é franqueável ou não. Confira!
#1 – Diferencial competitivo e posicionamento estratégico
O primeiro passo para saber se o seu negócio deve ser formatado como franquia é avaliar tanto os seus diferenciais e atrativos para um potencial franqueado, quanto seu posicionamento frente aos seus concorrentes. Se você tiver dificuldade em enumerar esses pontos, será ainda pior para vendê-los a outra pessoa. Observe também a sustentabilidade do negócio. Ele precisa ser replicável e padronizado.
#2 – Plano de expansão
Antes de começar a formatação da sua marca de qualquer jeito, você precisa criar um plano de expansão coerente com os seus objetivos estratégicos. Para isso, defina sua meta, o perfil de franqueado ideal, onde estão os possíveis interessados na sua marca, qual sua capacidade de investimento para a expansão, dentre outras questões.
#3 – Efetividade da operação
Virar uma rede de franquias exige reestruturações internas na empresa. Os processos precisam ser padronizados, mapeados e documentados. Também é preciso estruturar um sistema de gestão do conhecimento para que o seu know-how possa ser transmitido aos seus futuros franqueados e organizar uma logística para que tudo funcione da melhor forma possível.
Esses são alguns pontos primordiais que devem ser avaliados antes de você iniciar a expansão do seu negócio pelo modelo de franquia. Além disso, você também precisa entender o mercado e os papéis de cada parte na organização
Outra dica é aproveitar esse momento de reflexão para fazer uma avaliação financeira criteriosa e se preparar para manter a operação em funcionamento mesmo que os lucros demorem um pouco a vir. Dessa forma, suas chances de sucesso no franchising serão exponencialmente maiores.
Sobre a GoAkira:
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José Carlos Fugice Jr é administrador de empresas especializado em franquias e varejo com MBA em administração de empresas pelo CEAG FGV/SP, com experiência em mais de 150 projetos de franquias. É sócio fundador da GoAkira Consultoria Empresarial.
As informações são do site Portal Nacional de Seguros