A indústria metalúrgica é um setor produtivo que inclui a produção e processamento de aço e matérias-primas, elementos e estruturas metálicas de precisão, bem como a sua comercialização. As máquinas que coordenam o trabalho no salão realizam diversas tarefas, como perfuração, dobra, soldagem, retificação e muito mais. Pela complexidade desses processos, eles devem estar sob controle e integrar-se de forma eficiente às demais áreas da empresa. Um sistema de gestão da produção metálica é uma grande ajuda nesta tarefa.
O sistema ERP de gestão da produção metálica permite planejar entregas para adequar o pedido das matérias-primas necessárias à demanda atual. Graças a isso, em vez de coletar quantidades excessivas de, por exemplo, aço ou chapa metálica, permite economizar dinheiro selecionando quantos materiais forem necessários para produzir um lote. O acesso a informações de produção em tempo real permite resposta imediata a quaisquer eventos.
A solução permite rastrear e identificar produtos e matérias-primas individuais que foram utilizados durante os processos de fabricação. Isto é necessário para aumentar a qualidade da produção e ter total controle sobre o produto final e sua conformidade com as normas ISO. O software planeja antecipadamente os processos de produção para facilitar a adaptação do trabalho aos pedidos e necessidades dos clientes e o cumprimento dos prazos. Caso ocorram situações aleatórias que não poderiam ser previstas, o sistema adapta e modifica o plano previamente estabelecido.
Estas são algumas das funções mais importantes oferecidas por um sistema de gestão da produção metálica. No entanto, pode ser adaptado a todas as necessidades da empresa e ampliado, por exemplo módulos de armazenamento (WMS) associado com Finanças e contabilidadeo e relatórios de produção. Também é possível integrar a solução com outras já existentes na organização.
Vale a pena implementar um sistema de gestão da produção metálica por vários motivos. Em primeiro lugar, o software permite agilizar e simplificar processos, bem como automatizar tarefas repetitivas. Graças a isso, desobriga os funcionários que podem se concentrar em outras funções. Esta solução permite aumentar a produção sem a necessidade de contratar operadores adicionais, podendo ser implementados novos ainda num só dia.
Essa otimização de custos e tempo de treinamento de um novo funcionário é uma característica muito importante, principalmente porque encontrar a pessoa certa para a vaga não é uma tarefa fácil. A automação melhora o planejamento da produção de metal e o consumo de materiais como chapas metálicas.
Outra razão pela qual vale a pena implementar um sistema de gestão da produção metálica é a possibilidade de integrá-lo com plataformas externas, por ex. comércio eletrônico, com um forwarder ou com outras soluções que sua empresa utiliza atualmente. Graças a isso, as informações são transferidas entre departamentos de forma automática, o que minimiza erros. Isto é especialmente importante quando o cliente faz um pedido. A solução também pode ser integrada às máquinas utilizadas na área de produção. Desta forma, a etapa de corte é informada automaticamente no sistema.
A implementação de um sistema ERP para a indústria de manufatura pode ajudá-lo a obter vantagem sobre a concorrência. Como? Em primeiro lugar, as características acima mencionadas contribuem para o aumento da eficiência da produção, poupanças significativas e digitalização de atividades repetitivas. Por sua vez, o acesso às análises de dados lhe dará a capacidade de tomar as decisões comerciais e financeiras corretas.
A solução cuida do seu negócio, para que você não precise se preocupar em perder um evento ou problema importante. Além disso, graças à disponibilidade da versão mobile, você pode acompanhar o que está acontecendo na empresa de qualquer lugar do mundo. O controle total sobre a produção também permite registros tranquilos de matérias-primas, bem como rastreamento de lotes de acordo com os requisitos e padrões ISO.
Um de nossos clientes, fabricante de dispositivos de ventilação e aquecimento, enfrentaram problemas relacionados ao controle de custos de produção e atividades repetitivas. Ele também precisava integrar processos de negócios em um sistema.
pós implementar o sistema proprietário da Sente, Teneum X, a empresa ganhou 100% de controle sobre os estoques de materiais e uma solução cobre toda a organização. Graças a isso, o fluxo de documentos é 3 vezes mais rápido e sem problemas. O planejamento preciso da produção e a automatização de atividades repetitivas contribuíram para reduzir a inconsistência das tarefas executadas pelos colaboradores.
Graças à implementação de um sistema de gestão da produção metálica, outro dos nossos clientes, fabricante de produtos siderúrgicos, ganhou a capacidade de registrar matérias-primas sem problemas. Dessa forma, ele economiza até 7,5 horas por dia na emissão de WZ. A quantidade de chapa processada aumentou 45% e o número de peças fabricadas 55%. Além disso, também era importante que o cliente monitorasse os lotes de acordo com as normas ISO e de soldadura aplicáveis, o que também foi conseguido após a implementação da solução.
Um sistema de gestão da produção metálica é um grande suporte para as empresas deste setor. Antes da implementação, defina as metas que deseja alcançar e considere quais processos devem ser otimizados. Se tiver alguma dúvida, entre em contato com o fornecedor de sua preferência – é melhor que ele já tenha experiência na implementação de tais soluções em organizações de área semelhante à sua.