A indústria agrícola caracteriza-se, entre outras coisas, pela necessidade de criar tabelas de preços específicas. Os preços de venda dependem das condições de pagamento e da possibilidade de recepção e emissão da mercadoria, tendo em conta parâmetros específicos do produto (ex. grau de contaminação e humidade).
O sistema ERP para a indústria agrícola apoia a empresa na identificação eficaz de lotes específicos de mercadorias, na emissão eficiente de notas fiscais ou na liquidação de custos de secagem de grãos – para que a empresa possa determinar o valor dos custos resultantes da perda de massa de grãos devido a a presença de contaminantes ou evaporação de água.
Além disso, a solução também apoia o tratamento de descontos coletivos de fornecedores, tendo em conta parâmetros-chave, e melhora a gestão de diferentes condições de pagamento para contratantes individuais.
Estes são apenas alguns dos benefícios da implementação do ERP para o setor de distribuição agrícola. De que outra forma os sistemas de TI apoiam a gestão de processos nas empresas deste setor? Deixe nos comentários.